Por: Wallace Maxsuel.
Vamos fazer um balanço… dos quase 30 diretores que passaram pelo Hospital Regional Aluízio Bezerra nos últimos 20 anos, qual ou quais deles conseguiram ou tiveram êxito na sua administração?
Poucos, digo até que nenhum conseguiu, não por falta de competência ou outro motivo ligado, mas pela politicagem que sempre invadiu a instituição em diversas situações. Que a política interferem em tudo isso é a pura verdade, mas ao ponto de congestionar as administrações aí já seria e é ridículo.
Agora, a UFRN, Deputada Fátima Bezerra e parte da sociedade civil articula a federalização do Hospital Regional, não só para integrar uma rede de ações da implantação do curso de medicina, mas para salvá-lo dessa politicagem devastadora e cega que existe em Santa Cruz.
A municipalização funcionou bem durante alguns anos, mas questões políticas regionais dos próprios líderes políticos, principalmente de Tomba e Iberê, atrapalharam o consórcio intermunicipal, que faliu definitivamente. A municipalização seria interessante, caso existisse um compromisso e cumprimento de todas as ações do consórcio, mas o próprio Governo do Estado, na Era Iberê, deixou de repassar recursos por dois meses, como relatamos na época.
O modelo instalado em 1992 foi ideal para aquela época, hoje não é mais interessante para ninguém, isso desde a população até o Governo do Estado.
Com novos horizontes na área da saúde na região, com total ação da FACISA/UFRN e dos investimentos da deputada Fátima Bezerra, a federalização do Regional será um marco no resgate da saúde regional e municipal do Trairi, que nunca foi o foco dos filhos da terra… e para não perder o costume… filho da terra é minhoca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário