Apesar dos escândalos envolvendo ministros, a presidenta Dilma Rousseff (PT) chega ao primeiro ano de governo com uma aprovação de 59%, superando o recorde de seu antecessor, que alcançou 50% no primeiro ano do segundo mandato. É o que mostra pesquisa Datafolha que o jornal Folha de São Paulo publica na edição deste domingo.
fabio rodrigues pozzebomPresidenta chegou ao primeiro ano de governo com uma aprovação de 59%, superando o recorde de seu antecessor, que alcançou 50%.
De acordo com a pesquisa, feita nos dias 18 e 19 de janeiro com 2.275 eleitores, o índice dos que consideram o governo ótimo e bom é de 59%. Para 33% o governo é regular e 6% o consideram ruim ou péssimo.
A série histórica, levando em conta os presidentes eleitos por voto direto, a partir de 1989, apresenta o seguinte resultado: Fernando Collor de Mello 23% de aprovação; Itamar Franco, que sucedeu Collor quando ele foi cassado pelo Congresso, atingiu 12%, índice de teve um pulo para cima quando foi implantado o plano real, em 1994. Eleito no embalo do real, o sociólogo, ex-senador e ex-ministro Fernando Henrique Cardoso chegou ao primeiro ano de mandato com 41% de aprovação e com 16% no segundo. Lula era o recordista com 42% no primeiro e 50% no segundo.
TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário