Pesquisar este blog

sábado, 17 de janeiro de 2015

Partido presidido pelo senador José Agripino tentará barrar criação do PL de Gilberto Kassab

Partido presidido pelo senador José Agripino tentará barrar criação do PL de Gilberto Kassab


politicaemfoco.com
Uma reportagem do Jornal O Globo, edição desta sexta-feira (16/01), revela que os dirigentes nacionais do DEM querem barrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a criação do PL, sigla que está sendo recriada pelo ex-prefeito de São Paulo e Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O PL anima aliados do ex-governador e Ministro da Educação, Cid Gomes.
A reação dos dirigentes nacionais do DEM à recriação do PL surgiu após conflitos entre Gilberto Kassab e o senador eleito pelo Estado de Goiás, Ronaldo Caiado. Caiado chegou a chamar Kassab de ‘cafetão’ do Planalto por fazer o jogo do Governo Federal na tentativa de tirar parlamentares de oposição – o DEM é um dos atingidos, para a nova agremiação. De acordo com a reportagem de O Globo, ‘’o DEM prepara uma investida jurídica para tentar barrar a criação do PL, partido que o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, pretende refundar para atrair descontentes de diversas legendas e ampliar a base de apoio ao governo de Dilma Rousseff’’. A cúpula do DEM, segundo, ainda, a reportagem, irá formular uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a Corte se posicione a respeito do que o partido considera fraude à legislação eleitoral.
O senador eleito Ronaldo Caiado (DEM-GO) argumenta que Kassab pretende criar a legenda com o objetivo de inflar a base governista no Congresso e que sua finalidade seria ilícita, pois o PL seria uma forma de driblar a fidelidade partidária, cláusula que impede políticos de manterem seus mandatos caso deixem, sem justa causa, partidos pelos quais foram eleitos.
— O partido está sendo criado para fraudar a regra da fidelidade partidária. O Kassab cria um partido que é natimorto, porque não terá tempo de televisão e rádio, nem acesso ao fundo partidário, e irá fundi-lo ao PSD, que tem o tempo de propaganda e dinheiro do fundo — diz Caiado.
A movimentação de Kassab tem irritado também a cúpula do PMDB, que pode perder parlamentares para a nova legenda, mas Caiado tem sido o principal crítico. No início da semana, ele atacou o ministro no Twitter. “Em vez de se comportar como ministro, Kassab adota postura de cafetão e acha que deputados são garotas de programa para viabilizar o PL”, afirmou Caiado. À época, Kassab rebateu: “As críticas não merecem comentário algum, porque, além de infundadas, são motivo de constrangimento a seus pares”.
Pela lei que passou a valer em outubro de 2013, os partidos criados após aquela data não serão beneficiados pela portabilidade, que garantia ao novos partidos tempo de propaganda e parcela do fundo partidário proporcional ao número de deputados a eles vinculados. Somente após participar de uma eleição e eleger candidatos uma nova legenda terá acesso aos benefícios.
Foto: Assessoria - Senado Federal
Foto: Assessoria – Senado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário