Pesquisar este blog

domingo, 9 de dezembro de 2012

UFRN descarta implantar um novo Hospital Universitário no interior do RN


Publicado por Wallace 
O Projeto Pedagógico do novo Curso de Medicina da UFRN foi apresentado pelo professor George Dantas, ex-coordenador do Curso de Medicina do Campus Central, que integrou a comissão que trabalhou a criação desse curso. Ele contextualizou o surgimento da proposta na UFRN, que ganhou força com uma portaria do Ministério da Educação, propondo a criação de cursos de Medicina em todo Brasil. Segundo o professor, temos uma distribuição bem abaixo em relação às outras regiões do País, o mesmo acontecendo em relação aos centros urbanos.
Segundo ele, a portaria do MEC que criou esses novos cursos de Medicina, propõe expandir para diminuir as disparidades regionais na distribuição de médicos. “E o que pretendemos é expandir com qualidade, adotando novos paradigmas educacionais. Porque sabemos que só formar médicos não vai resolver esse problema”, afirmou George.
George Dantas, disse que não há intenção de implantar um novo hospital universitário no interior do Estado. Em sua explanação, ele informou que as práticas dos alunos serão no cenário de saúde das cidades onde o curso será inserido. Ele destacou a importância do compromisso da universidade, das comunidades e dos gestores para que, juntos, “possamos possibilitar a estrutura necessária para o funcionamento do curso”.
Com características multicampi, envolvendo atividades nos três municípios, o projeto foge um pouco do modelo tradicional, da lógica de transmissão de conhecimento para a solução de problemas, “Saindo do aprendizado oportunístico para o aprendizado sistemático”, afirmou George.
O professor falou ainda sobre a missão, a estrutura curricular, ensino tutorial, citando algumas universidades brasileiras e estrangeiras que seguem esse modelo de formação generalista. Segundo afirmou, 80% das escolas médicas americanas adotam esse método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário