Pesquisar este blog

sábado, 31 de janeiro de 2015

Rio Grande do Norte inaugura primeiro centro comercial da agricultura familiar do estado


Itens da agricultura familiar produzidos no Rio Grande do Norte poderão ser encontrados mais facilmente, a partir desta sexta-feira (30). A Emater/RN, juntamente com cinco cooperativas do estado, inaugura hoje o Centro de Comercialização Mercado da Terra, primeiro centro comercial da região voltado para o escoamento da diversidade produtiva da agricultura familiar.
Durante o mês de fevereiro, o Mercado da Terra funcionará todos os dias, das 9h às 17h, na Barra de Tabatinga, no município de Nísia Floresta. A partir de março, o público poderá adquirir os produtos no mesmo endereço, mas de quinta-feira a domingo. “Vai tornar a agricultura familiar muito mais visível. Tabatinga é uma zona turística, com um fluxo de pessoas muito grande. A partir dessa ideia, queremos colocar em evidência a produção da agricultura familiar do Rio Grande do Norte como um todo”, afirma o delegado do MDA no estado, Dário Andrade.
O Centro foi construído e equipado a partir de um convênio entre o Governo do Estado, Emater/RN e o Ministério da Ciência e Tecnologia. O prédio é cedido pela Emater/RN à Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Cooafarn), que participou da idealização do mercado.
Ao todo, serão beneficiadas cerca de 1,2 mil famílias de agricultores familiares, ligadas às cooperativas que participam da iniciativa:  Cooafarn, Assentamento Paulo Freire/Pureza, Coopercaju/Assentamento Serra do Mel, Cooafal/ Assentamento Lucrécia) e a Cooaf/Assentamento Marcelino Vieira. “Lá, serão comercializados artesanato, doces, geleias, castanhas, mel, arroz e a nossa famosa cajuína”, detalha o delegado do MDA.
Culinária se destaca
O diferencial do Mercado da Terra é a culinária. Os visitantes poderão degustar pratos diferentes, como o “Cajuburguer”, “banana chip”, “canju” (canja de carne de caju), paçoca de caju, e bolinhos de caju, além do cardápio tradicional, como escondidinho, tapioca e guizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário