Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2013

Governadora e aliados definirão amanhã espaços, deputados querem secretaria




Para tentar sanar as tensões entre o Governo e a Assembleia Legislativa, a governadora Rosalba Ciarlini poderá optar por indicar um deputado para secretário. A sugestão para a alternativa será passada pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ricardo Motta (PMN). Desde o final do ano passado, quando o Executivo liberou apenas parte das emendas individuais dos parlamentares, que a relação entre o Governo e a Assembleia ficou tensa.
A ideia inicial de Motta seria indicar o deputado estadual Kelps Lima (PR) para Secretaria de Saúde, cargo hoje ocupado pelo médico Isaú Gerino. No entanto, o parlamentar não aceitou assumir a pasta. Ainda com a hipótese de indicar Kelps, foi cogitado o Detran, mas é proibido deputado estadual ocupar cargo nesse órgão da administração indireta. O destino do deputado, muito ligado a Motta, pode ser a Secretaria de Recursos Hídricos. Caso deixe a Assembleia, o espaço de parlamentar ficaria com o PMDB, já que o suplente da coligação é o ex-prefeito de Parelhas, Antonio Petronilo.
A reforma administrativa da governadora Rosalba Ciarlini está sendo articulada não apenas como uma forma dela se aproximar da Assembleia, mas principalmente de buscar fortalecer os laços com os partidos aliados. Está prevista para amanhã uma reunião, no apartamento do senador José Agripino, envolvendo o ministro da Previdência Garibaldi Filho, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, o deputado federal João Maia e o próprio presidente da Assembleia, Ricardo Motta.
Algumas secretarias são apontadas como praticamente certas para mudanças, a partir da ampliação dos espaços dos aliados. A pasta da Agricultura deverá ficar com o PMDB e o nome mais cotado é o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores, Júnior Teixeira.
Panorama Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário