Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Portal Terra: No RN ex-governadores e ex-senador são denunciados por corrupção

Por Anna Ruth


Destaque do Portal Terra:
O Ministério Público deflagrou nesta quinta-feira, no Rio Grande do Norte, mais uma operação em que ficou constatado um esquema de corrupção com participação de um suplente de senador e dois ex-governadores, além de empresários e advogados. O suplente de senador João Faustino (PSDB), que já atuou também como senador, está preso suspeito de participar de uma operação de fraudes em processos licitatórios e contratações ocorridos durante os anos de 2009 e 2011 no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte.
Também foi preso o ex-diretor geral do Detran, Carlos Theodorico Bezerra. A Operação Sinal Fechado terminou com 14 presos nesta quinta. Mas o esquema denunciado pelo Ministério Público envolve outras pessoas. Foram cumpridos, também hoje, 25 mandados de busca e apreensão.
O Ministério Público acusa os ex-governadores Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira (PSB) de participarem da fraude em licitações no órgão de trânsito. Segundo o comunicado oficial do MP, os dois ex-gestores participaram ativamente do esquema, que culminou com contratação de empresas privadas para trabalhos terceirizados no Detran.
A promotoria também denuncia diretamente Iberê Ferreira e o filho de Wilma de Faria, Lauro Maia, de receberem propina a partir das fraudes licitatórias. Segundo os promotores, todo esquema teve como coordenador o advogado George Olímpio, que é diretor da empresa Inspar, ganhadora da licitação para realizar a inspeção veicular no Rio Grande do Norte (serviço que terminou sendo abortado depois de uma ação do MP).
A operação Sinal Fechado contou com o apoio dos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, e a colaboração da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, com diligências simultâneas nas cidades de Natal, Parnamirim, São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), mobilizando 40 promotores de Justiça e mais de 250 policiais, que cumpriram as ordens judiciais.

2 comentários:

  1. CRONOGRAMA DA CORRUPÇÃO EM SANTA CRUZ-RN, NOS ÚLTIMOS 20 ANOS.

    O CIDADÃO SANTACRUZENSE NUNCA TEVE UMA REPRESENTATIVIDADE MORAL, ÉTICA. A CIDADE SEMPRE QUE SAI NA MÍDIA É DE FORMA DEPLORAVEL, NAS PÁGINAS POLICIAIS. LEMBRO-ME, JÁ FAZ UM BOM TEMPO UM ESCANDALO DE ALTA PROPORÇÃO ASSOLAVA A POPULAÇÃO DE SANTA CERUZ-RN, FERNANDO BEZERRA DAVA UM GOLPE NA METASA S/A, UMA EMPRESA QUE TINHA TUDO PARA DAR CERTO, POIS BENEFICIAVA A CHELITA, ESSA EMPRESA ERA PARA GERAR MUITOS EMPREGOS PARA CURRAIS NOVOS-RN, E PARA O ESTADO DO RN. EM SEGUIDA VEIO OUTRO MEGA ESCANDALO O DA ACT, UM PROJETO QUE TINHA COMO OBJETIVO GERAR EMPREGO NO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ-RN TAMBÉM NÃO DEU EM NADA, HOJE MAIS DE 4.000 PESSOAS ESPERAM PELA JUSTIÇA PARA RECEBER AS INDENIZAÇÕES, ESSA EMPRESA TRABALHA EM REGIME DE ESCRAVIDÃO PAGANDO AOS FUNCIONÁRIOS ¼ DO SALÁRIO MINIMO, SEM RECOLHER OS IMPOSTOS. COMO SANTA CRUZ NÃO PODE PARAR VEIO O ESCANDALO DA JUACEMA LTDA DE TOMBA FARIAS QUE, SEGUNDO A CGU É UMA EMPRESA FANTASMA E QUE ESTÁ ENVOLVIDA EM DESVIOS DE VERBAS FEDERAIS, ESSE CASO TAMBÉM SE ENCONTRA PENDENTE NA JUSTIÇA, POR ÚLTIMO O DO DIA 23 DE OUTUBRO 20011. ESSE DIA VAI SER INESQUISSIVEL PARA A HISTÓRIA DE SANTA CRUZ-RN, POIS OS ENVOLVIDOS TEM EM SUAS IDENTIDADES A ORIGEM, A NATURALIDADE SANTACRUZENSE, ESSE MAR DE LAMA TEM SUA ORIGEM NA CIDADE DE SANTA CRUZ-RN, ONDE FIGURA O EX-GOVERNADOR IBERÊ FERREIRA, SEU FILHO VICE-PREFEITO DE SANTA CRUZ JOCA FERREIRA, CARLOS BEZERRA SOBRINHO DE FERNANDO BEZERRA O SANTACRUZENSE PODE TER CERTEZA QUE MUITA COISAS ESTÃO POR VIR, UM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DESSA MAGNITUDE NÃO É ERRADICADO DO DIA PARA NOITE.

    João Maria Ferreira Junior
    jr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Cronograma da corrupção em santa Cruz-RN nos últimos 20 anos


    Um leitor deste blog nos enviou um comentário e decidi publicá-lo. Confira!

    O cidadão santacruzense nunca teve uma representatividade moral e ética. A cidade sempre que sai na mídia é de forma deplorável, nas páginas policiais. Lembro-me, já faz um bom tempo, um escândalo de alta proporção assolava a população de santa Cruz-RN, quando na época Fernando Bezerra dava um golpe na Metasa S/A, uma empresa que tinha tudo para dar certo, pois beneficiava a Scheelita, essa empresa era para gerar muitos empregos para Currais Novos e todo RN. Em seguida veio outro mega escândalo, o da ACT, um projeto que tinha como objetivo gerar emprego no município de Santa Cruz, também não deu em nada, hoje mais de 4.000 pessoas esperam pela justiça para receber as indenizações. Essa empresa trabalha em regime de escravidão pagando pouco aos funcionários, sem recolher os impostos.

    Como santa cruz não pode parar, veio o escândalo da Juacema LTDA. de propriedade de Tomba Farias que segundo a CGU é uma empresa fantasma e que está envolvida em desvios de verbas federais, esse caso também se encontra pendente na justiça.

    Por último, o do dia 23 de outubro 20011, dia que vai ser inesquecível para a história de Santa Cruz, pois os envolvidos tem em suas identidades a origem, a naturalidade, esse mar de lama na cidade de Santa Cruz-RN, onde figura o ex-governador Iberê Ferreira, seu filho vice-prefeito de Santa Cruz Joca Ferreira e Carlos Bezerra, sobrinho de Fernando Bezerra.

    O santacruzense pode ter certeza que muita coisa ainda está por vir, um esquema de corrupção dessa magnitude não é erradicado do dia para noite.

    Escrito por um leitor deste blog, que se inituou morador de Santa Cruz-RN.


    Cidadão Santacruzense em 25/11/2011

    ResponderExcluir