Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Estimativas de desaceleração da economia ganham força


Fernando Nakagawa

Brasília (AE) - A economia avança cada vez mais devagar e o mercado reforça a aposta de que o Brasil vai crescer em 2011 menos da metade do ano passado. Pesquisa divulgada ontem pelo Banco Central mostra que a previsão dos analistas para a expansão do País neste ano caiu de 3,20% para 3,16%, na sexta redução seguida. Em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 7,50%.

A recente piora das previsões é resultado dos sinais de que o Brasil sente cada vez mais os efeitos da crise. "A economia brasileira está desacelerando mais do que o esperado, e esse enfraquecimento deve estender-se até o início de 2012", avalia a pesquisa macroeconômica mensal do Itaú Unibanco.

Entre os indicadores que reforçam a percepção, está o elevado nível de estoques, fato que reduz a demanda e a força da produção industrial. Esse movimento é explicado pelo efeito da alta do juro básico no primeiro semestre e a menor demanda externa.

O quadro levou o Itaú a ficar mais pessimista que o resto do mercado e o banco cortou a previsão de crescimento do PIB de 3,2% para 3% em 2011. Alguns analistas, inclusive, já trabalham com a hipótese de que a economia brasileira pode ter desempenho negativo - ou seja, retração - no último trimestre do ano.

Para 2012, o Itaú também reduziu a expectativa de expansão de 3,70% para 3,50%, patamar idêntico ao visto na pesquisa do BC. Medidas como a anunciada na sexta-feira pelo BC - que favorece a oferta de crédito de até 60 meses - têm como objetivo amenizar os efeitos da crise. O principal plano do governo é manter a economia interna aquecida e, assim, sentir menos a turbulência.

INFLAÇÃO

A economia mais lenta, porém, tem um efeito positivo: com a menor demanda, preços tendem a subir menos. Por isso, o mercado voltou a trabalhar com a hipótese de que a inflação deve ficar dentro da meta em 2011. A previsão para o IPCA neste ano caiu de 6,50% para 6,48%. Com a retração, o número volta a ficar dentro dos limites aceitáveis, após seis semanas em que a estimativa estava ou no teto da meta - de 6,50% - ou um pouco acima desse patamar máximo.

O reflexo positivo também avança em 2012 e a previsão para a inflação caiu ligeiramente pela quarta semana seguida, de 5,57% para 5,56%.

A inflação mais baixa abre espaço para cortes mais fortes do juro com o objetivo de incentivar a economia. Além de apostar na redução de 0,50 ponto porcentual na decisão que será tomada em 30 de novembro - o que levará a Selic para 11%, o mercado dobrou a previsão do corte em 2012. Até a semana passada prevalecia expectativa de que o BC cortaria 0,50 ponto no próximo ano.

Agora, a previsão é de redução de 1 ponto. Se confirmada, a taxa cairia para 10% em 2012. O Itaú é ainda mais ousado e já trabalha com juro de um dígito. "Acreditamos que o BC levará a Selic a 9%, em vista da atual fraqueza no crescimento. A tendência recente da atividade econômica nos deixou mais confiantes nessa projeção".
TN

Um comentário:

  1. ESTUDATES DA UFRN/IFRN SÃO VITIMAS DE CONSTANTES ASSALTANTES NA CIDADE DE SANTA CRUZ-RN. UMA MÉDIA DE TRES POR DIA.
    Hoje não se sabe quais das regiões são mais perigosas no planeta: As favelas do RIO DE JANEIRO, as montanhas do AFAGANISTÃO, a craquolândia em SÃO PAULO, SANTA CRUZ-RN ou A FAICHA DE GASA. Estudantes da UFRN/IFRN são alvos constantes da marginalidade instalada na cidade de SANTA CRUZ-RN, todos os dias alunos são abordados por marginais que com aramas em punho rendem os jovens, indefesos e roubam tudo que eles conduzem no momento, a cidade se encontra em estado de terror. Na última segunda feira ouve um verdadeiro arrastão pelas principais ruas da cidade, por volta das 18 horas os bandidos abordaram alunos que iriam passar o feriado em suas casas e levaram tudo, inclusive as chaves dos apartamentos, isso foi no centro da cidade, enquanto isso outra gangue fazia a mesma coisa perto da rodoviária, assaltando outros jovens que também iam para suas cidades. Muitos pais já estão providenciando a transferências de sues filhos para outras cidades, outros nem por isso estão esperando, a pouco mais de uma semana marginais correram tentando pegar duas estudantes que iam para a escola, as moças se refugiaram em uma casa que fica perto UFRN. Marginais entram em uma casa perto da UFRN e renderam um jovem, levaram dinheiro e pertences pessoais. Segundo moradores que habitam essa região perto da UFRN/IFRN nunca se viram tanta violência como nesses últimos anos em SANTA CRUZ-RN, quando as pessoas falavam que SANTA CRUZ tinha sido contemplada com essas duas instituições de ensino, nós Santa-cruzenses ficamos muito contentes, mas pelo que estou vendo só piorou, veio muita gente de fora e com eles também vieram os marginais que se apoderam da cidade, criando esse clima de TERROR, não só para as pessoas que vem de outras cidades, mas principalmente para nós que moramos em SANTA CRUZ-RN. Desabafou a senhora que não quis se identificar

    ResponderExcluir