Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Governo Municipal inova mais uma vez e realiza a 1ª cirurgia por videolaparoscopia de Santa Cruz



O Governo Municipal segue na corrida rumo ao pioneirismo na saúde, e inova mais uma vez ao realizar a primeira cirurgia por videolaparoscopia do município. No mesmo dia da inauguração do espaço para reanimação do Hospital Regional Aluizio Bezerra (HRAB), realizada no dia 21 de setembro, o gastroenterologista, doutor Gutembergh Nóbrega, operou uma paciente se utilizando desta técnica cirúrgica que utiliza sistema de vídeo, ar comprimido e é considerada uma das menos invasivas e que de menor trauma cirúrgico.
A primeira cirurgia via videolaparoscopia foi uma sugestão do próprio médico, que em contato com a diretora do HRAB, Socorro Medeiros, e da secretária municipal de saúde, Guacira Pimenta introduziu a ideia, onde foi prontamente atendida pelo prefeito da cidade, Péricles Rocha. Para a realização plena da intervenção cirúrgica, alguns pré-requisitos foram solicitados pela equipe médica, como a instalação da rede de ar comprimido, bem como a revisão do carro da anestesia.

“O Hospital Regional de Santa Cruz apresenta as mesmas condições técnicas, físicas e estruturais dos melhores hospitais particulares de Natal, tudo que eu solicitei me foi dado, a operação foi um sucesso e a minha equipe teve sua saúde totalmente assegurada”, revela o médico.


A partir desta intervenção a gestão municipal pretende dar continuação a este tipo de procedimento cirúrgico no Hospital Regional. “Este dia deve ser considerado um marco histórico para a saúde do município, pois provou que Santa Cruz tem total condição de realizar cirurgias utilizando este tipo de procedimento. Agora é lutar para eu todas as cirurgias sejam assim”, falou Guacira.

Entenda o que é uma cirurgia por videolaparoscopia:

Trata-se de uma via de acesso cirúrgica minimamente invasiva que tem os benefícios de menor trauma cirúrgico, menor sangramento intra-operatório, menos dor pós-operatória, diminuição da quantidade de analgésicos após a cirurgia, recuperação pós-operatória mais rápida com retorno precoce às atividades habituais e ao trabalho, e melhor efeito cosmético.

Outra vantagem desta via de acesso é a redução da taxa de infecção. Isto ocorre porque os tecidos intra-abdominais não são expostos ao ar ambiente durante longos períodos de tempo, como ocorre quando o abdome é aberto em cirurgias tradicionais. A magnificação da imagem também oferece ao cirurgião melhor exposição dos órgãos doentes e suas estruturas adjacentes, vasos sangüíneos e nervos. Como resultado, manobras delicadas podem ser realizadas para proteger estruturas vitais durante a remoção ou o reparo dos órgãos doentes. Em mulheres, isto é muito importante, visto que a laparoscopia promove menor ocorrência de aderência pós-operatória, que é uma das causas de infertilidade feminina.

As desvantagens da laparoscopia incluem os custos dos equipamentos necessários para a sua realização e a necessidade de treinamento especial dos cirurgiões para a realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos. Mesmo cirurgiões experientes e habilidosos em técnicas cirúrgicas abertas necessitam de treinamento especial para transferir todas as suas habilidades cirúrgicas para a técnica laparoscópica.



por acessoria de comunicaç

Nenhum comentário:

Postar um comentário