Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

Sistema de saúde santacruzense chegou ao “fundo do poço” e agora deve “renascer das cinzas”

O sistema público de saúde de Santa Cruz chegou ao ponto final. Depois de onze anos do deputado Tomba Farias assumindo o controle total e absoluto, a exoneração de Evaneide Nóbrega, que era titular da pasta da Saúde, representou não apenas a mudança de um nome de primeiro escalão da Prefeitura de Santa Cruz, mas, pricipalmente, o fim de uma longa dinastia.

Por mais de uma década o hoje deputado, aliado do ex-governador Iberê Ferreira que é réu no processo da Operação Sinal Fechado, controlou a saúde de Santa Cruz. Primeiro, durante oito anos, como prefeito da cidade era de Tomba a gestão do município e, claro, da saúde. Um período onde o sistema público de saúde foi renegado, a população entregue ao desprezo e completo abandono nos serviços básicos.

Na gestão do prefeito Péricles, de quem Tomba foi aliado, a saúde continuou no controle do deputado. A nomeação de Jalmir Simões teve apenas a assinatura do prefeito, mas era Tomba quem administrava através de Jalmir. Um período de continuísmo do desastroso atendimento da rede pública de saúde.
Após a saída de Jalmir, a sucessora, Evaneide, continuou no controle de Tomba Farias. Durante os onze anos a população de Santa Cruz sofreu amargamente a gestão da saúde imposta por Tomba e seus liderados, que geriram o sistema apenas com fins políticos-eleitorais. O serviço público de Santa Cruz, precário e com muitas deficiências, ainda assim era usado a serviço da campanha do então candidato a deputado, que tentava angariar votos e fazer favores pessoais a eleitores de outros municípios do Rio Grande do Norte, a partir de ofertas do sistema de saúde santacruzense.

Depois desse longo e sofrido tempo o sistema público de saúde, infelizmente, “chegou ao fim do poço”. O momento é de recomeço, pelo menos é isso que espera, torce e reza os santacruzenses. Afinal, a situação é de emergência na rede pública de saúde. O que era para ser ofertado com atendimento, serviço, equipamentos e produtos de qualidade foi totalmente distorcido e sofreu um revés no controle de Tomba Farias.

Agora, a esperança, é que chegue um novo momento, com a saúde longe de Tomba e de seus afilhados.

Um comentário:

  1. tomba foi um prefeito presepeiro, desonesto, mal carater, sem respeito a populaçõa pobre, sempre deu esturro feito leão dentro da prefeitura principalmente na população mais carente.O desvio de recursos foi uma coisa tenebrosa na sua administração. Até hoje Santa Rita as megas propinas que fizeram para que sua imagem fosse construida. Por traz o prefeito.

    ResponderExcluir