Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Santacruzenses são excluídos da prática do futebol

               
                Enquanto as gestões públicas em todo país têm como censo comum que o esporte é um dos instrumentos capazes de atuar diretamente na socialização dos jovens e no combate as drogas, em Santa Cruz a gestão pública segue, há 10 anos,  exatamente na “contramão” dessa diretriz. O único estádio de futebol da cidade, construído com recursos públicos, é praticamente privatizado.
                O chamado Iberezão  tem seu uso restrito ao Sport Club Santa Cruz.  A equipe possui como um dos seus dirigentes um ex-prefeito da cidade, isso talvez explique o “contrasenso” de uma obra pública está restrita ao uso de poucos.
                O fato do estádio ficar limitado ao Sport Club Santa Cruz  compromete, e muito, o desenvolvimento do esporte na cidade. E nesse cenário surge uma grande indagação: como a Prefeitura pode incentivar o esporte se exclui o cidadão santacruzense de usufruir do único estádio?
                Aliás, recentemente a gestão de Santa Cruz foi alvo de matéria na imprensa estadual, que destacou o fato da Prefeitura ter recebido do Governo Federal cerca de R$ 1,5 milhão para o “desenvolvimento do esporte”. E como desenvolver o esporte sem ter nem mesmo um local adequado para o santacruzense praticá-lo?
                O espetáculo do Campeonato Estadual começará dentro de alguns dias. Mas não podemos ter nossa visão e torcida restrita ao time do Sport Club Santa Cruz, é preciso pensar um pouco além e olhar não para os 11 jogadores e seus dirigentes que estarão em campo, mas para os milhares de jovens que desejam um campo para a prática do esporte e são privados disso. Eles (esses jovens) sim devem ter nossa total e irrestrita torcida, para que um dia possam usufruir  do que foi construído com dinheiro público, mas limitado ao uso de apenas um clube.
O Sport Club Santa Cruz que enaltece o nome da nossa cidade nas competições das quais participa tem toda nossa admiração e torcida. Muito longe de discutir a qualificação e o espírito desportista dos jogadores, o que fazemos aqui é abrir a discussão sobre acesso da população ao único estádio da cidade. Afinal, o Santa Cruz é bandeira única de todos nós no campeonato estadual.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário