Pesquisar este blog

domingo, 30 de janeiro de 2011

Empresa fará de Santa Cruz a capital para treinamento de pesca de atum

Enquanto o Poder Público não começa a administrar como Santa Cruz precisa e merece, a cidade começa a atrair atenção da iniciativa privada. A empresa Atlantic Tuna desenvolverá o Projeto Atum Brasil/Japão, que duplicará a produção de atum em solo brasileiro e fará de Santa Cruz a cidade pólo para o treinamento da mão de obra.
A notícia foi destaque no jornal Tribuna do Norte.
Veja a matéria na íntegra
Apesar de ser um projeto voltado à pesca, a cidade de Santa Cruz - no agreste potiguar - foi escolhida para abrigar o centro de treinamento, por dispor de um local onde poderiam ser erguidas instalações capazes de simular o confinamento que será vivido pelos pescadores em alto mar. "Os barcos passam 100 dias no mar e os pescadores precisam se adaptar a esse tempo longe da terra. Quem não conseguir ficar esse período longe da família e dos amigos, não terá condições de embarcar", detalha o presidente da Fiern.
De acordo com Flávio Azevedo, as instalações da Fiern em Santa Cruz são muito boas e não estavam sendo utilizadas em sua plenitude. Assim, duas salas foram destacadas para abrigar os estudantes do projeto e modificadas, com o intuito de reproduzir um pouco dos ambientes nos quais os pescadores passarão cerca de dois meses e meio, em alto mar.
Para dar mais veracidade ao período que os alunos passam no centro de treinamento, os pescadores serão impedidos de sair do local, inclusive nos períodos de folga. "O confinamento precisa ser desde o alojamento, já que no mar não há mãe, irmão ou amigo. Se o pescador tiver uma dor de cabeça ou uma depressão, quem terá que prestar assistência será o companheiro de quarto e eles precisam ter plena convicção disso", ressalta o diretor regional do Senai RN, Rodrigo Mello.
O primeiro curso realizado no local começará na próxima segunda-feira e durará quatro semanas. "O período é curto, por se tratar de um curso de aperfeiçoamento para alunos que já atuam como pescadores de outros tipos de embarcação e já estão acostumados ao mar", explica Mello.
O SANTA CRUZ URGENTE COMENTA: a empresa Atlantic Tuna anuncia investimento na cidade de Santa Cruz sem contar com nenhum incentivo dos gestores públicos. Isso demonstra o grande potencial econômico que a cidade tem. Um desenvolvimento que ainda está apenas no sonho dos santacruzenses devido a inoperância dos gestores públicos que não despertaram para a grande necessidade de fomentar negócios na nossa região.
Novos negócios, como o que será desenvolvido pela empresa multinacional, contribuem diretamente para nossa população, gerando emprego e renda para a cidade.

Um comentário: