Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lixo e porcos na vizinhança dos moradores do bairro Aluízio Bezerra

Os moradores da rua Caminha Fiúza e proximidades, no bairro Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, convivem no dia-dia com uma verdadeira afronta a dignidade humana. No local há lixões formados, devido ao total descaso da Prefeitura Municipal, que não realiza a coleta regular de lixo.
A situação expõe os moradores ao risco iminente de comprometerem a sua saúde devido a falta de limpeza do local. Para complicar ainda mais a situação estão sendo criados no entorno centenas de porcos. Isso mesmo, os "vizinhos" dos moradores da rua Caminha Fiúza são porcos que estão sendo criados lado a lado com a comunidade.
O drama vivido pelos moradores expõe dois grandes problemas. O primeiro deles é o risco a saúde das pessoas. O lixo se acumulando e o sujo e odor exalados pelas pocilgas comprometem as condições mínimas de vida das pessoas que lá residem.
O segundo problema é social. Os porcos são criados por alguns integrantes da própria comunidade que, sem alternativas de garantir o sustento da família, encontram nesses animais uma maneira de adquirir renda.
O que não pode é esses animais serem criados como "vizinhos" da comunidade. Por isso a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santa Cruz em fazer a relocação desses animais para um local adequado à criação e que não comprometa a saúde da população.







2 comentários:

  1. Fico sem saber o que fazer. É aquela velha história: se ficar o bicho come, e se correr o bicho pega.
    Pela que se vê nas fotos do Blog, Lajes Pintadas por ser uma cidade sem prefeito e sem ninguém para cuidar dos interesses do povo, está bem melhor do que Santa Cruz.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Marcos, quero parabenizalo pela iniciativa do blog e por já começar bem denunciando essa imoralidade e falta de respeito aos direitos dos cidadãos Santacruzenses.
    Essa denuncia teria que ser feita ao fantástico, jornal nacional pois já fazem muito tempo que venho lutando pela retirada desses chiqueiros enfrente a minha casa, já levamos abaixo-assinado a câmara municipal e ao ministério público a quase dois anos e só agora começaram falar em retirada e mesmo assim de uma forma tão polemica que até acredito que seja quase impossível que se resolva essa situação calamitosa, desrespeitosa e imoral em tempo hábil.
    Já fazem quatro anos que moro na rua Maria Rosa e convivo com a fedentina a sujeira e a gritaria dos porcos e durante esse tempo tenho lutado junto aos moradores denunciando nos blogs e jornais mais a coisa caminha de forma muito lenta, o que se faz necessário a máxima urgência.
    Acredito que haja alguma maneira do ministério público obrigar a retirada imediata pois não há a menor possibilidade de se conviver mais um dia em um lugar como esse.
    O blog chegou em momento oportuno com a denuncia. Esperamos que as pressões obrigue esse povo a se conscientizar de suas responsabilidade e compromissos com o bem-estar da população.
    Um abraço e parabéns pela iniciativa do blog.

    ResponderExcluir