As farmácias e drogarias de Natal, que ainda não são climatizadas, terão 120 dias para fazer a adequação dos seus ambientes de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O prazo é improrrogável e começa a contar desde a última sexta-feira, 1º de fevereiro, sob pena de interdição. Esse prazo foi definido em reunião realizada entre o Secretário Chefe do Gabinete do Prefeito, Sávio Hackradt, Chefe do Setor de Vigilância Sanitária, Ana Cristina Ferreira e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Norte, Djalma Lemos.
“O governo municipal fez uma reunião entre o Sindicato dos Produtos Farmacêuticos e a Vigilância Sanitária do município para entrar em um entendimento no sentido de definir uma data para a aplicação da climatização nas farmácias e drogarias da cidade,” disse o secretário Sávio Hackradt. Segundo ele, a reunião foi muito proveitosa e todos chegaram a um consenso de definir um prazo de 120 dias para que os referidos estabelecimentos concluam a sua climatização, sendo improrrogável esse prazo.
Em 2009, quando a legislação entrou em vigor, não existia climatização nas farmácias ou drogarias da cidade. Ao longo do tempo, a cobrança vinha sendo feita por meio de ações educativas ou solicitações nas inspeções, revelou a representante da Vigilância Sanitária, Ana Cristina Ferreira. Na ocasião, disse que o acordo feito entre a prefeitura e o sindicato se deu em virtude da falta de equipamentos e mão-de-obra especializada, o que deve ser corrigido a partir de agora dentro do prazo estabelecido. “As farmácias que não cumprirem a determinação serão interditas”, acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário