Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de abril de 2013

AS GUARDAS MUNICIPAIS DENTRO DE UM NOVO CONTEXTO DE SEGURANÇA PÚBLICA


Neste momento em que o paí­s se encontra, vivendo um perí­odo turbulento devido ao crescimento da violência em suas diferentes formas, surge a necessidade de implementação de novas alternativas que demonstrem à  sociedade brasileira um posicionamento real dos investimentos e resultados positivos na construção da paz. 

A estratégia para o desenvolvimento na segurança urbana deve se orientar por um bom planejamento, com visão a longo prazo, ouvindo a todos. Desde o industrial, o profissional liberal, o autônomo, o comerciante, as autoridades, o empresário, o trabalhador, o ambulante, o idoso, a dona de casa,..., enfim a todos que de uma forma ou de outra colaboram com o crescimento da cidade, e ofereçam mais segurança. 
 
O intuito é desenvolver um trabalho que atenda a vontade da população visando o desenvolvimento de uma cidade que dê melhores condições de segurança para os moradores. O planejamento deve estar sempre a  frente nas nossas decisões, pois, por mais que faça, sempre há mais a fazer. As cidades de cada estado crescem a cada dia de maneira surpreendente, os desafios são diários, temos que realizar novas ações, constantemente, pois quando se fala de segurança pública o trabalho não pode parar.
 
Nos municípios  a questão da segurança pública é uma tarefa que não pode ser feita apenas por uma corporação(policiamento/estadual) capacitada, mas, também, cada município deve se organizar e oferecer aos municícipes alternativas que venham ajudar a combater esse grave problema.
Seguindo esta linha de raciocínio, muitas cidades do país  estão criando verdadeiras estruturas de políticas públicas voltadas à área da Segurança Pública. Como isso pode ser feito?
Vejam:
-Criação de Secretaria de Segurança Pública Municipal; Plano Municipal de Segurança Urbana; Criação e/ou aumento do efetivo das GCMs(Guarda Civil Municipal); Corregedorias e Ouvidorias da GCM; Plano de Cargos, Carreira e Salários; Convênios com a Policia Federal; Convênios com o Ministério da Justiça...
Essas são algumas medidas que os municípios estão adotando visando comtribuir com a Segurança Pública. E em Santa Cruz! Qual/quais medida(as) está(ão) sendo tomada(s) para oferecer mais segurança aos munícipes? 
A criação da Gaurda Civil Municipal em Santa Cruz seria uma importante iniciativa para contribuir... Mas, o que observamos é que o poder municipal(prefeitura) não tem feito nada, ou quase nada, para contribuir com a Segurança Pública no Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário