Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de julho de 2011

28 de julho, Dia do Agricultor

            Hoje, 28 de julho, é dia de parabenizar e homenagear os agricultores e agricultoras de Santa Cruz. Nessa data simbólica do Dia do Agricultor, faço uma reflexão sobre o trabalho desempenhado por esses homens e mulheres que fazem da terra seu trabalho.
            A inconstância do período chuvoso, a falta de estrutura mínima oferecida pelo poder público, as dificuldades de locomoção na zona rural, fazem dos agricultores de Santa Cruz verdadeiros heróis.
            São pessoas que, mesmo com toda situação adversa, as dificuldades diárias da zona rural, permanecem no campo e trazem uma grande contribuição para a economia do município de Santa Cruz.
            As estradas que levam a zona rural estão acabadas, há meses a Prefeitura não coloca uma máquina para melhorar a passagem. Os sítios não recebem qualquer apoio do Poder Público Municipal, nem mesmo equipamentos que poderiam ajudar no plantio são oferecidos aos agricultores.
            Lamentavelmente não há qualquer ação do Poder Municipal para beneficiar os agricultores. Os poucos postos de saúde instalados na zona rural não funcionam adequadamente, as escolas foram fechadas,  o transporte escolar falha é muito precário.
            O cenário para os agricultores de Santa Cruz é muito pedregoso. Esses trabalhadores são totalmente ignorados pelo Poder Público mas, ainda assim, resistem, insistem e se tornam verdadeiros heróis. São pessoas que moram no campo, vivem do campo e no campo produzem para garantir o seu
sustento e oferecer produtos nas feiras livres da nossa cidade.
            É essa gente que, mesmo com todos os problemas impostos por uma falta de gestão, fincou sua raiz no solo e a partir dele faz sua produção.
            Sem reservas e qualquer exagero, podemos sim considerar o agricultor de Santa Cruz um herói. O herói da terra!
            Por enfrentar o desafio diário de plantar em meio tão adverso, colher com dificuldade e fazer deste solo e de chuvas inconstantes o seu trabalho, receba agricultor todas as homenagens e reconhecimento pelo sua importante missão. São homens e mulheres de fibra e desbravadores que
dignificam nossa cidade.
             Minha família sempre viveu no campo e do campo, o que me dá legitimidade para falar sobre o agricultor. Conheço profundamente as adversidades enfrentada por essa gente valente e vencedora.


Marcos Lima

Médico e fundador do projeto Santa Cruz Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário