Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Por Nailson Costa




"Ontem à noite saí de casa acompanhado de minha esposa e fomos à praça central cubar o movimento pré-carnaval da cidade. Depois de muito esperar, lá vinha do Paraíso o trio elétrico tangendo uma multidão feliz e empolgada, em direção à praça. Era boneco de Olinda, batucada, políticos e etc, e dentro desses etc, muitos embriagados. Um deles se dirigiu a mim, se abraçando comigo, me cuspindo, uma catinga infernal de cana, perguntou, quase beijando a minha cara, “Cê éééé Peba ou Jacarééé?”, e eu lhe disse, “ Sou gente!”. Depois disse a mulher, nem desses animais eu gosto. O jacaré é um animal malvado, violento e carnívoro, vive a atacar suas presas em botes calculadamente traiçoeiros. Não se pode confiar e nem se aproximar muito de jacaré, crocodilo, aligator, cucas (aliás, a cuca vive fazendo as suas porções naquele imenso caldeirão de maldades), pois eles são egoístas e só pensam neles. O peba é um animalzinho frouxo, não pode ver ninguém e corre pra dentro de seu buraco. Vive a cavar buracos. Meu avô certa vez me disse que quem comia os cadáveres eram os pebas. Lá no cemitério velho de São Bento doTrairi não há um único osso, pois os pebas traçaram todos. Quando criança, comi um peba e ainda hoje arroto o danado, além da dor de barriga do cão que tive na época . O bicho é muito gorduroso. Gosto não! Tenho predileção pelos galos. Esses sim, lembram o condor, ave de rapina, valente, aguçada visão e atitude certeiras. O galo lembra o condor. Este sabe ser livre e voa muito alto. Condoreirismo é símbolo de liberdade e luta! Adoro o galo, que lembra o condor. A mulher, que pensava que eu estava ficando louco, deu-me uma cotovelada nas costelas pra eu cair na real. “Tá variando, não sabe que peba e jacaré são os mascotes do racha da oligarquia Farias?” E eu, “Ahhhhh, é mesmo!!! Só agora caiu a ficha!!” Fiquei vermelho de vergonha!"

Nailson Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário