Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Carta Aberta à população, por Olho que fala



Qual é a filosofia do Mais Santa Cruz?
Peço por gentileza aos cidadãos, aos conterrâneos que assistem boquiabertos o derramamento de dinheiro público em politicagem antecipada que prima pela campanha imposta pelo gestor de nossa cidade. Descobrir as premissas ocultas após uma boa leitura de imagens é um requisito fundamental para a compreensão desse teatro ao lar livre, onde os grilhões, as correntes amarram ainda mais a alienação de um povo.
Ao que se sabe, é que alguém da acessoria eficaz do prefeito, pensando na promoção do nome de Péricles, teve a brilhante idéia de articular uma campanha maquiada ou mascarada? Vejam a quantidade de cartazes com crianças e homens sorrindo, idosos ternamente recebendo auxílio, amparo... É a campanha da opressão que já começou!
Chamem de circo, teatro, como quiserem. O fato é que o roteiro se repete sempre: todas as ações convergem para a exaltação do grande herói cercado de uma glória passageira.
A título de ilustração... quem não lembra do Péricles lendário, o da Grécia Antiga, 495/492 a. C. aquele que foi um célebre e influente estadista, orador e estratégico (general) um dos principais líderes democráticos de Atenas e a maior personalidade política do século V a.C. Aquele que viveu durante a Era de Ouro de Atenas - mais especificamente, durante o período entre as guerras Persas e Peloponésica. Descendia pela linhagem de sua mãe, dos Alcmeônidas, uma influente e poderosa família. Péricles teve uma influência tão profunda na sociedade ateniense que Tucídides, um historiador contemporâneo seu, o declarou "o primeiro cidadão de Atenas".
O que existe em comum entre o Péricles de Grécia e o nosso? Absolutamente nada, exceto a linhagem? Tirem suas próprias conclusões conterrâneos, abram os olhos... Não é bem a preguiça intelectual que me toma ao não querer comparar com vocês as personalidades... é o cansaço de anos de política suja que me aborrece e me enoja... e dessa politicazinha de cidadela primitiva, de curral eleitoral, em que somos surpreendidos com obras faraônicas com fins eleitoreiros, é relevante a título de lugar de direito na história a lista esteticamente pequena,miúda, mínima,dos nossos faraós organizada cronologicamente e por dinastias, oriunda de diversas fontes e sujeita a discussão, sobretudo no que diz respeito aos períodos históricos mais obscuros.
01-  Período:
Iberê Ferreira de Souza – Soberano maior -1969 elegendo-se deputado estadual, chegando a governador do RN em 31 de março de 2010 mediante a renúncia Wilma de Faria. Sendo filho desta terra promissora e de bons ares, nunca fez nada de esplendoroso a não ser investir em sua empresa: Rádio Santa Cruz, e em sua fazenda próximo a nossa cidade. Teve a infelicidade de colocar seu filho no reinado, o famoso e imprestável Joca para destruir ainda mais sua carreira que após as últimas eleições para governo do estado, puseram fim a uma carreira política.
02-  Período Tirânico:
Luíz Inácio Tomba- Personagem lendário, personificação de Alexandre o grande de Roma, conquistou um vasto império de homens, possivelmente filho de Rá (Deus sol). Seus discursos comoventes de evocação ao seu pai o tornaram grandiosos em sua rouquidão. Primeiro a usar o título de Rei, ou Santo deputado fazendo jus a sua construção ao Santuário de Cássia com recursos advindos da esfera federal. Realizou perseguições tirânicas contra seus opositores, seu reinado ao lado de seus secretários mesquinhos e usurpadores deixaram a educação e saúde a mercê.  A ele é creditada a lei do silêncio! Somente ele tem direito a fala e a grito. Atribui-no o título de arrogante, prepotente e Hércules, porque ele testa sempre que necessita suas forças dando murros em mesa como símbolo maior de seu poder e tirania.
Época Arcaica:
Péricles- Sucessor de Tomba, teve a infelicidade de ter em seu mandato pessoas incompetentes levando seu governo ao descrédito das massas. Já no final de seu governo tenta substituir essa mão de obra desqualificada, começa uma campanha assistencialista para ludibriar uma população já insatisfeita. Ele será um grande marco em nossa história, pois por meio dele e da esposa de Tomba, teremos o final de uma tirania já estabelecida.
 Os homens que se entregam a filosofia estão cá como eu, metidos em um canto qualquer da sala refletindo sobre a inutilidade parasitária dos que estão no poder.
Ademais, sobre os ditadores que estão no poder, até os do oriente médio estão caindo. Os protestos no mundo árabe em 2010-2011, também conhecido como a Primavera Árabe, uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de 2010. Indícios de que há um poder grandioso vindo do substrato do povo, ah se soubéssemos aproveitar nossa capacidade dialética de detonar mísseis ideológicos, bombas caseiras de justiça e de verdade... A fala, o Grito também é cortante feito uma espada. Assim convoco toda mente aberta ao chamado... daremos um grito de basta!Por que de braços sobre a escrivaninha, assistindo a tudo sem fazermos nada, silenciosamente compactuamos com o erro.  Comecemos pela internet, com o bom uso das mídias sociais...eu já comecei, faça sua parte mediante a condenação dessa corrente, e dê à idéia de repressão, censura e por impugnada.
E não me venham falar em neutralidade, porque todos os atos humanos são politicamente comprometidos. E não existe neutralidade, tudo é tomada de posição ideológica.
Mas como o assunto era o MAIS SANTA CRUZ, os programas assistencialistas do governo Péricles, são frágeis do ponto de vista da legitimidade, não resolvendo a dificuldade estrutural da desigualdade social. Apenas o Mais Santa Cruz reitera as desigualdades sociais, podendo mesmo criar uma certa dependência nas pessoas que participam desse programa. Com essa relação de dependência o cidadão fica impossibilitado, mesmo de maneira inconsciente, de estabelecer sua cidadania, afundando cada vez mais na improvável inclusão social.

O grande risco desse tipo de programa assistencialista é o de reduzir a questão social, puramente na sobrevivência do indivíduo, não promovendo a sua inserção na sociedade, criando cada vez mais a subserviência. Quando a pessoa não cresce, não se promove, ela vai ficando mais pobre. Imaginar cidadania plena em uma sociedade pobre, em que o acesso aos bens e serviços é limitado, seria ilusório.

A verdadeira democracia implica na conquista e efetividade dos direitos sociais, políticos e civis. Se assim não se constituir, a cidadania permanece imóvel no papel. Essa cidadania aparente surge através do desrespeito aos direitos fundamentais do homem, ao não suprir as suas necessidades básicas, camufladas em assistencialismo político. Isso se dá através da desnutrição, do desemprego e da pobreza.

Há necessidade de implementação de ações concretas de geração de trabalho e renda, em vez de projetos assistencialistas em nossa cidade, para que a grande população de jovens e adultos excluídos encontrem espaço no mercado de trabalho. É necessário viver deste trabalho, exercendo através dele, o exercício da cidadania, interferindo na sociedade de maneira produtiva.

É necessário que a sociedade tenha conhecimento da verdadeira importância de ser cidadão, para possuir a capacidade de conhecer e perceber os seus direitos e reivindicá-los, no sentido de que o conceito de cidadão saia do papel , e se legitime, através da incorporação da identidade de um indivíduo marcado por suas vitórias, como sujeito construtor e co-autor de uma cidadania democrática.
ENTÃO, O MAIS SANTA CRUZ, É APENAS MAIS UM PROGRAMA ASSISTENCIALISTA EM APENAS MAIS UMA CIDADE DO PLANETA EM QUE SOMENTE AS PESSOAS MAIS ATRASADAS ACREDITAM QUE ESTÃO PROMOVENDO MAIS EQUIDADE AO NOSSO POVO.
SEM  “MAIS” PARA O MOMENTO!!!!!!
Professora Filósofa de plantão.

Um comentário:

  1. E Luciclaudio cuide de seu mandato pois ele corre serios riscos de ficar de fora, pois não terá voto na legenda para elege-lo. Perca tempo com Tomba não pois quanto mais falam dele mas ele sobe ja é deputado estadual e luciclaudio tentando coitado se re eleger a vereador e correndo serios risco de ficar chupando e dedo kkkkkkkk. Filosofo pé no chão.

    ResponderExcluir