O Projeto Pedagógico do novo Curso
de Medicina da UFRN foi apresentado pelo professor George Dantas,
ex-coordenador do Curso de Medicina do Campus Central, que integrou a
comissão que trabalhou a criação desse curso. Ele contextualizou o
surgimento da proposta na UFRN, que ganhou força com uma portaria do
Ministério da Educação, propondo a criação de cursos de Medicina em todo
Brasil. Segundo o professor, temos uma distribuição bem abaixo em
relação às outras regiões do País, o mesmo acontecendo em relação aos
centros urbanos.
Segundo ele, a portaria do MEC que criou
esses novos cursos de Medicina, propõe expandir para diminuir as
disparidades regionais na distribuição de médicos. “E o que
pretendemos é expandir com qualidade, adotando novos paradigmas
educacionais. Porque sabemos que só formar médicos não vai resolver esse
problema”, afirmou George.
George Dantas, disse que não há intenção
de implantar um novo hospital universitário no interior do Estado. Em
sua explanação, ele informou que as práticas dos alunos serão no cenário
de saúde das cidades onde o curso será inserido. Ele destacou a
importância do compromisso da universidade, das comunidades e dos
gestores para que, juntos, “possamos possibilitar a estrutura necessária para o funcionamento do curso”.
Com características multicampi,
envolvendo atividades nos três municípios, o projeto foge um pouco do
modelo tradicional, da lógica de transmissão de conhecimento para a
solução de problemas, “Saindo do aprendizado oportunístico para o aprendizado sistemático”, afirmou George.
O professor falou ainda sobre a missão, a
estrutura curricular, ensino tutorial, citando algumas universidades
brasileiras e estrangeiras que seguem esse modelo de formação
generalista. Segundo afirmou, 80% das escolas médicas americanas adotam
esse método.
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