Na próxima quinta-feira, a partir das 8h, acontecerá a caminhada promovida pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (FETRAF-RN), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade acerca dos problemas que os pequenos agricultores enfrentam.
Os quase dois mil agricultores e agricultoras, vindos de 50 cidades do RN, caminharão da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, na esquina das Avenidas Jaguarari e Mor Gouveia, até a Governadoria, em uma movimentação que faz parte da XIII Jornada de Lutas da Agricultura Familiar.
Eles reivindicam medidas de convivência com a estiagem e de apoio à produção e comercialização agrícola. Para alcançar os objetivos encaminharam na última segunda-feira (7) à governadora Rosalba Ciarlini a pauta de reivindicações e a solicitação para a realização de uma audiência com ela no dia na mobilização. Eles reivindicam principalmente medidas de convivência com a estiagem e de apoio à produção e comercialização agrícola.
Para amenizar os problemas com a estiagem eles solicitam o abastecimento imediato de 45 mil caixas d’água do Programa 1 Milhão de Cisternas; 1.040 cisternas calçadão do Programa 1 Terra e 2 Águas; 500 caixas d’água do Programa PAIS, além da reestruturação e perfuração de 1.500 novos poços artesianos. Querem também que sejam criados comitês executivos paritários estaduais e municipais para a convivência com o semiárido, formados por representantes do governo e dos agricultores familiares.
Por Anna Ruth
Nenhum comentário:
Postar um comentário