Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Petróleo é nosso!

Ezequiel eleito Presidente da ALRN

     O governador Robson Faria tomou posse em janeiro e para alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte convocou a Assembleia Legislativa do RN para aprovar um empréstimo de R$ 850 milhões. Este dinheiro seria importante para o crescimento do nosso estado e os deputados estaduais tinham com obrigação aprova-lo já que eles foram eleitos para aprovarem tudo que for bom para o estado e para os norteriograndenses.
     Pois bem, muitos comentaram que  um grupo de deputados que queriam a reeleição de Ricardo Mota condicionaram a convocação, votação e aprovação do empréstimo ao apoio do governo a eleição da Mesa diretora da ALRN. Acordos parecem que foram feitos sustentado por interesses de poder, uma atitude antirrepublicana e maléfica à democracia e ao bem do estado.

     Após a posse dos deputados, como de costume, seria iniciado uma nova sessão para eleger a nova Mesa Diretora da ALRN, mas numa manobra histórica e com cheiro de golpe, mesmo sendo permitido pelo regimento interno da Casa, Ricardo Mota marcou a eleição para o dia seguinte, mesmo sabendo que estava derrotado, com o objetivo de tentar reverter o quadro.
     Alguns de seus aliados culparam o governador Robson Farias por tal derrota. Por que? Quem vota são os deputados? Alguns analisaram que o possível acordo pode ter envolvido o governador e que o mesmo teria cedido a uma chantagem pelo bem do estado, e na hora de pagar o "resgate" preferiu deixar a democracia prevalecer mantendo a neutralidade.
    Nos gabinetes e corredores da ALRN muitas conversas e várias hipóteses sobre o ocorrido. O final todos sabemos, vitória de Ezequiel.
     Antes da votação para presidente da ALRN, vendo que o barco estava afundando decidiram votar em Ezequiel Ferreira,   já que a derrota de Ricardo Mota era líquida e certa. Tudo bem, todo voto sempre é bem vindo. Estes votos poderiam enaltecer Ricardo Mota e seus seguidores se tivessem ocorrido no dia da posse, isso sim, seria uma atitude de maturidade democrática.

COLUNA DO DIA

AUSÊNCIAS
Na leitura da mensagem anual do governador Robinson Faria, que será feita hoje na Assembleia Legislativa, duas ausências “já confirmadas”: o  deputado estadual Ricardo Motta embarcou para uma viagem familiar, o compromisso já havia sido marcado anteriormente com a esposa. Já o deputado estadual José Dias disse que “não vai escutar adversário”.
DNA
A Legislatura nem começou direito e já é possível perceber um parlamentar “totalmente desconectado da realidade”. Há quem defenda a tese de “DNA”.
BANDEIRAS
Eis que com o desfecho da eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, as bandeiras mudaram, os palanques  de outrora já estão sendo abandonados.
MEMÓRIA
Ontem foi dia de lembranças: de personagens diferentes para uma história que se repetiu.
ROMPIMENTO
O rompimento oficial do deputado José Dias com o governador Robinson Faria ocorreu a duas horas do início da sessão de posse dos deputados estaduais. Foi na casa do governador, no Porto Brasil. No entanto, como Robinson Faria não estava (a informação dada ao deputado era que ele havia saído para uma visita dentro do próprio condomínio) José Dias comunicou a esposa do governador, Julianne Faria. Ela perguntou o que ainda poderia ser feito para evitar fato tão drástico, a resposta foi pronta: nada.
RESPOSTA
A alta cúpula ligada a Robinson Faria já garantiu que hoje ele não se esquivará de responder as críticas feitas por José Dias.
LÁGRIMAS
Os rompimentos do presente, levam a choro também familiar.
TRABALHO
E nos bastidores do que ocorreu para a eleição da Mesa Diretora, muitas histórias e fatos de tensão.
– Ontem, faltando 30 minutos para sessão ser iniciada, o deputado Raimundo Fernandes estava reunido com Álvaro Dias, ainda havia uma tentativa de “reverter” o quadro que, os fatos mostrariam mais tarde, estava consolidado.
– O deputado Ricardo Motta desistiu de disputar o pleito pouco antes de começar a sessão. Ainda buscou o “consenso”, desde que fosse ele o presidente.
– Numa das tentativas de união dos dois grupos, tentaram mudar o candidato a primeiro secretário Galeno Torquato, a resposta do deputado estreante veio rápida: não abro nem para minha mãe.
– O deputado Álvaro Dias tentou se viabilizar até o último instante como presidente. Mas constatou, na prática, que o quadro é completamente diferente e os ventos do passado “já não movem moinhos”.
PRESENÇA
Na sessão ontem de eleição da Mesa Diretora, presença no plenário, antes de ser iniciada a votação, era do prefeito de Mossoró Francisco José Júnior e do pai dele, Francisco José. O prefeito aproveitou para fazer alguns despachos da Femurn.
silveira junior edivan martins femurn

Robinson Faria convoca Assembleia para definir “o que a população espera da saúde”



O governador Robinson Faria convocou a Assembleia Legislativa para definir o que a população espera da saúde pública.
O chefe do Executivo afirmou que também espera traçar um debate, “em diálogo Executivo e Legislativo”, oferecer recuperação para tratamento da saúde “do povo do Rio Grande do Norte”. “Estendo a mão do Governo para que os deputados nos ajudem na busca dessa solução”, afirmou.
“Faremos todos os esforços para cobrir o Rio Grande do Norte dos efetivos serviços de saúde”, ressaltou.
IMG_7774

Governador Robinson Faria diz que ainda não definiu quem será o líder do Governo na AL


Ao chegar à Assembleia Legislativa para leitura da mensagem anual, o governador Robinson Faria afirmou que ainda não sabe quem será o líder do Governo na Assembleia Legislativa.
O cargo seria ocupado pelo deputado José Dias, mas este rompeu com o Governo ontem, justificando que foi “usado como vingança” do chefe do Executivo estadual.
IMG_7759.JPG

Presidente Ezequiel Ferreira em revista às tropas

O deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia, faz, neste momento, revista às tropas. Evento que antecede a chegada do governador Robinson Faria.
(null) (null)

Deputado Gustavo Carvalho confirma que deixará o PROS e ingressará no PL

O deputado estadual Gustavo Carvalho, vice-presidente da Assembleia Legislativa, confirmou, em entrevista ao RN Acontece, da Band Natal, que deixará o PROS e ingressará no Partido Liberal. Ele afirmou que as conversas já estão ocorrendo.
O PL está sendo criado nacionalmente pelo ministro das Cidades Gilberto Kassab. No Rio Grande do Norte a articulação para criação do PL é do governador Robinson Faria.
Deputado Gustavo Carvalho - primeiro vice-presidente
Deputado Gustavo Carvalho – primeiro vice-presidente

Caos no sistema público de saúde, cirurgias de alta complexidade estão paralisadas

A rede pública de saúde do Rio Grande do Norte enfrenta mais um grande problema. Os dois hospitais privados que prestam serviço a Prefeitura de Natal para realização de cirurgias de alta complexidade estão com o serviço paralisado porque o Executivo da capital potiguar não renovou o contrato.
A situação é dramática porque há dezenas de pacientes aguardando por neurocirurgias e cirurgias cardíacas. Com a paralisação, estão sendo realizadas apenas um ou duas cirurgias por semana, no Hospital Universitário Onofre Lopes.
Na semana passada, o hospital Promater paralisou as cirurgias pela falta de contrato com a Prefeitura de Natal. Mas no caso do Hospital do Coração a paralisação já ocorre há três meses.
CIRURGIA
Foto: EBC/Arquivo

Venda de veículos no Brasil caiu 31,4% no comparativo com dezembro



Da Agência Estado:
Mesmo com os estoques remanescentes de IPI reduzido nas concessionárias, as vendas de veículos caíram 31,4% em janeiro na comparação com dezembro e 18,8% ante o mesmo mês do ano passado. Os números foram apurados pelo Broadcast junto a fontes por meio de dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). No mês anterior, foram emplacadas 253.829 unidades, ante 370.058 em dezembro e 312.618 em janeiro de 2014.
O segmento de caminhões foi o que teve o pior desempenho em janeiro deste ano. Ao todo, foram vendidos 7.711 veículos desse tido no mês passado, o que representa quedas de 42,9% na margem e de 27,3% na variação anual. Já as vendas de ônibus caíram 26,2% em janeiro em relação a dezembro, mas aumentaram 1,1% na comparação com janeiro de 2014. Ao todo, foram vendidos 1.894 ônibus no primeiro mês de 2015.
Já a venda de automóveis e comerciais leves recuou 31% em janeiro ante dezembro e 18,6% na comparação com janeiro de 2014. Em todo o mês passado, foram vendidas 244.223 unidades, sendo 182.972 automóveis e 61.251 comerciais leves. No fim da tarde de hoje, a Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave) deve divulgar os dados oficiais do setor.
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

domingo, 1 de fevereiro de 2015

GOLPE ?

 (null)
Na Assembleia Legislativa do RN tomaram posse os 24 deputados estaduais. Após o encerramento da sessão, como ocorre há décadas, seria aberta uma nova sessão para escolha do novo presidente e a Mesa Diretora. Um fato inusitado ocorreu com a marcação da referida sessão para o dia de amanhã às 10h, o que foi interpretado por muitos como golpe. 

A atitude de Ricardo Mota causou tumulto e, durante reunião ocorrida no gabinete da Presidência, os deputados que apóiam Ezequiel Ferreira chegaram ao consenso que a eleição ficaria mesmo para amanhã.

O clima ficou tenso e na abertura da sessão de posse dos deputados era visível a expressão de derrota, do então candidato a presidência, Ricardo Motta. O deputado Ezequiel Ferreira ficou contrariado com a atitude antirrepublicana. É importante o ser humano saber perder, o que faz parte do jogo democrático e não querer reverter uma provável derrota com atitudes que só vêm a diminuir seu papel como homem público.

Venezuela libera uso de armas letais para reprimir protestos


Opposition supporters takes part in a protest against Venezuelan President Nicolas Maduro in Caracas
Chavismo teme que manifestações voltem a ocorrer – dessa vez, motivadas pela escassez de alimentos, itens de higiene e pela inflação (Foto: Reuters)
O governo venezuelano autorizou por decreto as Forças Armadas do país a intervir no controle de protestos e utilizar armas letais contra manifestantes. A medida que autoriza o uso de munição real “para garantir a ordem” foi publicada na terça-feira na Gaceta Oficial do país.
O chavismo teme que manifestações como as organizadas logo após a eleição de Nicolás Maduro para a presidência, em 2013, voltem a ocorrer – dessa vez, motivadas pela escassez de alimentos, itens de higiene e pela inflação.
Protestos de pequeno porte vêm ocorrendo diariamente em algumas capitais do país, como Maracaibo, onde universitários voltaram a se manifestar ontem exigindo a libertação de 19 estudantes detidos por protestar. Na noite anterior, houve choques entre guardas e estudantes da Universidade Rafael Belloso Chacín, uma das principais da cidade.
O Decreto 008.610 lista uma série de procedimentos para a atuação das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) nas manifestações. O uso do armamento letal está detalhado no capítulo 4 e liberado caso manifestantes criem uma “situação de risco mortal, frente à qual a funcionária ou o funcionário militar aplicará o método de uso de força potencialmente mortal”.
O texto afirma que a intervenção das FANB nos protestos servirá para auxiliar a “garantir os direitos humanos”.
O deputado opositor Miguel Pizarro, da Mesa da Unidade Democrática (MUD), afirmou que a medida dá “poder discricionário” aos integrantes das forças de segurança, que “têm demonstrado” não saber medir suas reações. “É uma ameaça ao direito de protesto”, disse o parlamentar.
Em Altamira, bairro de Caracas que concentra população majoritariamente simpática à oposição, a Guarda Nacional Bolivariana (GNB) reforçou ontem o contingente em permanentemente alerta na Praça França, a principal da área. Há dois anos, começaram ali as maiores manifestações que, em seguida, se espalharam pelo país.
No início de 2014, outra onda de protestos teve mais mortes. A maioria delas, no entanto, ocorreu por tiros disparados pelos agentes do Sebin, serviço de inteligência do governo. Na época, agentes foram afastados e o comando do Sebin, trocado.
Um memorial às vítimas foi instalado por opositores na Praça França. Como protesto silencioso, há faixas e pequenas lápides improvisadas com fotos perto de onde estão os guardas bolivarianos, Um dos cartazes avisa que manifestações são livres e não podem ser reprimidas, com os dizeres “Não podem nos calar – Artigo 68″.
A referência é ao artigo da Constituição que garante o direito ao protesto e apresenta conflito com o decreto de terça-feira, assinado pelo ministro da Defesa, general Vladimir Padriño. “É proibido o uso de armas de fogo e substâncias tóxicas no controle de manifestações pacíficas”, diz o texto constitucional.
Grupos de “anônimos” que organizam protestos em redes sociais deram um ultimato ao governo até a meia-noite do sábado para que Maduro renuncie ao poder, ou protestos serão convocados. (AE)

Brasil

COLUNA DO DIA

  • Pode render indenizações bilionárias a acionistas da Petrobras, na Justiça de Nova York (EUA), investigação das autoridades fiscais americanas, como a Comissão da Valores Mobiliários de lá (SEC), em relação aos relatórios 20-F (“Form 20-F”), documentação obrigatória e anual de empresas estrangeiras que atuam nos Estados Unidos. Esse tipo de investigação tira o sono de Graça Foster, presidente da estatal.

    Mais prejuízos
    Se for atestada a falsidade dos relatórios, a Petrobras está sujeita a indenizações na Justiça e multas na Bolsa de Nova York.

    Risco de bancarrota
    Indenizações bilionárias, multas e derretimento no valor das ações nos EUA podem levar a Petrobras à bancarrota, segundo especialistas.

    Titanic brasileiro
    Roubo, gestão temerária e perdas bilionárias com indenizações podem formar a “tempestade perfeita” que leva qualquer Titanic ao naufrágio.

    ‘Pinóquia’
    Líder do PSDB, Antônio Imbassahy (BA) bate firme: “Além de mentir na campanha, Dilma agora pede aos seus ministros que mintam também”.

    Dilma ainda não viu 10 dos seus 39 ministros
    Ao final do primeiro mês do novo mandato, Dilma ainda não recebeu 10 dos 39 ministros da Esplanada. Aloizio Mercadante (Casa Civil) despachou cinco vezes com ela, segundo a agenda oficial, enquanto a crise a fez se reunir com Joaquim Levy (Fazenda) por quatro vezes e Dilma convocou Eduardo Braga (Minas e Energia) para aplicar três broncas. Todos os demais já foram recebidos pela presidente.

    Ministros ‘tipo B’
    Dilma ainda não recebeu os ministros importantes, como da Justiça, Previdência, Comunicações, Relações Exteriores e Banco Central.

    Falta mais
    Os ministros do Trabalho, Assuntos Estratégicos, Advocacia-Geral, Comunicação Social e Segurança Institucionais aguardam despachos.

    Bolão otimista
    “Bolão” de deputados do PMDB, que deve chegar a 200 apostadores (R$ 50 cada), indica vitória de Eduardo Cunha com até 335 votos.

    Dia da Traição
    Este domingo é o Dia da Traição no Congresso, quando deputados e senadores dão razão à bem-humorada sentença do falecido Tancredo Neves, num dia como o de hoje: “Na solidão da cabine indevassável, dá uma vontade louca de trair…” Vencerão os que forem menos traídos.

    Favorito no Senado
    As estimativas de experientes observadores do Congresso indicam que Renan Calheiros será reeleito presidente do Senado, neste domingo, com os votos de pelo menos 52 dos 81 senadores.

    Favorito na Câmara
    Eduardo Cunha (PMDB) pode vencer no primeiro turno a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, neste domingo. As chances de Arlindo Chinaglia (PT) e Júlio Delgado (PSB) são limitadas.

    Poço de mágoas
    Derrotado por Renan Filho (PMDB) no primeiro turno, na disputa pelo governo de Alagoas, Benedito de Lira (PP-AL) faz campanha contra a reeleição de Renan na presidência do Senado. Deve perder de novo.

    Comissão de Aloysio
    O PSDB quer a presidência a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, na divisão de espaços do início da legislatura, mas pode ficar com a de Relações Exteriores, pretendida por Aloysio Nunes (SP).

    Nova no pedaço
    O tropa de choque do senador Renan Calheiros não sabe como se comportará a senadora eleita Rose de Freitas (PMDB-ES) na eleição ao comando do Senado. O assédio de Luiz Henrique (SC) é grande.

    PSDB rachado
    O PMDB aposta na divisão do PSDB em torno da candidatura de Luiz Henrique (SC) ao comando do Senado. Renan Calheiros visita e pede votos a amigos que tem entre os senadores tucanos.


    Efeito borboleta
    O PT culpa Dilma pela dificuldade de Arlindo Chinaglia na disputa pela presidência da Câmara. Ela diminuiu a interlocução com o Congresso, ao mesmo tempo que esvaziou o poder de suas lideranças.

    Pensando bem…
    …em um País como o Brasil, Eduardo Cunha na Câmara e Renan Calheiros no Senado são a mais perfeita tradução da classe política.

DAVOS: Brasileiros passaram vergonha com perguntas sobre roubalheira


The Global Economic Outlook: Joaquim Levy, Haruhiko Kuroda, Benoît Coeure
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi a principal autoridade brasileira no Fórum Econômico Mundial. Foto: Moritz Hager/ World Economic Forum
A comitiva brasileira no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, têm sido questionada sobre o escândalo de corrupção na Petrobras, a mais global das grandes empresas brasileiras. Funcionário do governo alemão até pediu a um diplomata brasileiro para confirmar a informação de que há políticos de partidos governistas que, se não forem presos, poderão até virar ministros do governo Dilma Rousseff.
O curioso funcionário alemão referia-se aos casos de Henrique Alves (PMDB-RN) e Ciro Nogueira (PP-PI) que ainda podem virar ministros.
Além da expressão de espanto, diplomatas brasileiros ainda têm de enfrentar sorrisos dissimulados ridicularizando a corrupção no Brasil.
Joaquim Levy deixou boa impressão em Davos, mas diplomatas acham que a tarefa – insubstituível – de atrair investidores era de Dilma.
O Orçamento 2015 aprovado pelo Congresso adicionou R$ 9,7 bilhões em emendas para deputados e senadores, de “execução obrigatória”
Por Cláudio Humberto.

Ação contra a Petrobras na justiça dos EUA cita propina a membros do PT


Na justificativa do veto, Dilma destaca que o projeto é anterior à Emenda das Domésticas FOTO: (André Dusek/AE)
A presidente Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores também estão citados na ação contra a Petrobras em Nova York. FOTO: (André Dusek/AE)
A ação civil coletiva proposta por acionistas da Petrobras nos Estados Unidos, na Justiça de Nova York, atesta que o esquema de corrupção conhecido no Brasil como Petrolão “pagou propina a membros do Partido dos Trabalhadores (PT), partido da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.” Uma das provas apresentadas é o testemunho do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa à Justiça Federal.
Graça Foster e os ex-diretores da Petrobras Sérgio Gabrielli, Renato Duque e Paulo Roberto Costa também são citados na ação.
A ação sustenta que a Petrobras não cumpre há pelo menos 5 anos o Exchange Act e as regras do mercado de ações nos EUA.
Os executivos enrolados no assalto à Petrobras tinham autoridade para dar contratos superfaturados às empreiteiras que queriam, diz a ação.
Por Cláudio Humberto.

impeachment pra quê?


Desde as passeatas realizadas ano passado nas grandes cidades brasileiras, considerável parcela do eleitorado vem clamando pelo “impeachment” da “dona” Dilma.
A pretensão se fundamenta no descontentamento da população diante dos sucessivos escândalos de corrupção, desnecessários e excessivos gastos públicos, conluios partidários escusos, improbidade administrativa, empréstimos externos com contratos de gaveta, perdão de dívidas estrangeiras e muitas outras graves ocorrências que têm gerado inquietação e insegurança interna à Nação. Aliás, todos esses argumentos alicerçam-se nos desmandos político-administrativos herdados pela atual presidente, praticados durante os dois mandatos exercidos pelo antecessor, considerado como conselheiro e condestável do seu governo. Ademais, alia-se à justa revolta, a perda de credibilidade da sociedade consciente na atual dirigente pelo fato de alguns membros do partido governista terem manipulado diretamente órgãos públicos, como no caso dos dirigentes e agentes dos Correios, na campanha que culminou com a vitória da candidata presidencial. O inaceitável episódio foi corroborado em vídeos fartamente exibidos na Internet, pelas redes sociais. Além do mais, tanto essa condenável ação quanto a
suspeita de adulteração dos programas de dados das urnas eletrônicas, não foram devidamente investigadas pela justiça eleitoral.
Muito bem, considerando as atuais circunstâncias negativas de comando nos poderes da República e supondo a improvável defenestração de “dona” Dilma da primeira cadeira do Palácio do Planalto, continuará tudo como dantes no quartel de Abrantes, em vista dos malsinados integrantes da linha sucessória presidencial. Vejamos!
O vice-presidente, Michel Temer, está comprometido até o pescoço com o governo e a base aliada, inclusive em acordos não transparentes à vista do dividido partido que preside, o PMDB;
de acordo com a Constituição Federal, o sucessor imediato é o presidente da Câmara de Deputados que está na iminência de eleger, amanhã (01-2), um potencial aliado (também do PMDB) ou o candidato do governo petista;
o terceiro a assumir a presidência será o presidente do Senado Federal. Segundo noticiário da mídia, tudo indica que será escolhido o atual presidente, ardiloso postulante à reeleição, que é festejado nas hostes palacianas de Brasília por suas indefectíveis artimanhas políticas. Igualmente, está envolvido em inúmeras suspeitas de ilegalidades, com destaque especial no rumoroso escândalo da Petrobras, de onde teria recebido polpudas propinas; finalmente, pela ordem constitucional, a última “gerência” do País nesse conturbado ciclo de incertezas e indefinições políticas, caberá ao presidente do Supremo Tribunal Federal, escudeiro jurídico fiel e juramentado do PT, inconteste defensor das tramóias petistas no julgamento dos mensaleiros capitaneados pelo sr. Lula.
Pelo que se pode depreender, segundo o dito popular, o País está “no mato sem cachorro”.
OREMOS!

Os piores políticos de todos os tempos


Deses caras todos que estão sempre nas manchetes, e disputando sempre alguma coisa, presidência do senado, da câmara, indicação para ministro, comissão de uma porção de coisas, infelizmente todos eles têm algum rabinho preso em algo, o que significa que o Brasil está realmente nas mãos dos piores. Daí, não dá para reclamar dos trambiques que têm sido feitos em todas as esferas dos três poderes. Esse Renan, pelo que a imprensa tem falado dele, não tem competência moral para ser presidente do Senado, pois já renunciou uma vez diante de acusações que não teve como negar. Então, o que fica provado é que p PMDB, que bota tanta banca, não tem, em seus quadros, nenhum senador ficha-limpa para ocupar a presidência do Senado, e os seus parlamentares ficam ao lado desse indivíduo, só para ficarem no no poder. E os outros partidos, por que permitem que parlamentares suspeitos sejam eleitos para esses cargos? .

Petrolão no STF


Já na próxima semana teremos todos os nomes de políticos envolvidos neste crime da Petrobras , e se um deles for eleito para presidente da Câmara ou do Senado , como fica ??? como pode um processado no STF ser um dos chefes do Poder no Brasil ? , a imprensa internacional já desmoraliza o Brasil por conta da Petrobras , agora com mais esta….

No primeiro mês do governo, Dilma não recebeu 10 dos 39 ministros


Presidente Dilma Rousseff (Foto: Ed Ferreira/AE)
A presidente encerrou o primeiro mês com encontro com dois empresários. (Foto: Ed Ferreira/AE)
Ao final do primeiro mês do novo mandato, Dilma ainda não recebeu 10 dos 39 ministros da Esplanada. Aloizio Mercadante (Casa Civil) despachou cinco vezes com ela, segundo a agenda oficial, enquanto a crise a fez se reunir com Joaquim Levy (Fazenda) por quatro vezes e Dilma convocou Eduardo Braga (Minas e Energia) para aplicar três broncas. Todos os demais já foram recebidos pela presidente.
Dilma ainda não recebeu os ministros importantes, Previdência, Comunicações, Relações Exteriores e Banco Central.
Os ministros do Trabalho, Assuntos Estratégicos, Advocacia-Geral, Comunicação Social e Segurança Institucionais aguardam despachos.
Por Cláudio Humberto.

Petrobras pode ser punida nos EUA por relatórios falsos a investidores




A máscara de Foster é a mais pedida Foto: Agência Petrobras
A presidente da Petrobras assinou diversos dos relatórios a investidores. Foto: Agência Petrobras
Pode render indenizações bilionárias a acionistas da Petrobras, na Justiça de Nova York (EUA), investigação das autoridades fiscais americanas, como a Comissão da Valores Mobiliários de lá (SEC), em relação aos relatórios 20-F (“Form 20-F”), documentação obrigatória e anual de empresas estrangeiras que atuam nos Estados Unidos. Esse tipo de investigação tira o sono de Graça Foster, presidente da estatal.
Se for atestada a falsidade dos relatórios, a Petrobras está sujeita a indenizações na Justiça e multas na Bolsa de Nova York.
Indenizações bilionárias, multas e derretimento no valor das ações nos EUA podem levar a Petrobras à bancarrota, segundo especialistas.
Roubo, gestão temerária e perdas bilionárias com indenizações podem formar a “tempestade perfeita” que leva qualquer Titanic ao naufrágio.
Líder do PSDB, Antônio Imbassahy (BA) bate firme: “Além de mentir na campanha, Dilma agora pede aos seus ministros que mintam também”.
 por Cláudio Humberto.