Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Santa Cruz: De cidade santuário para cidade refém


Publicado por Wallace 
Pelas redes sociais os internautas santacruzenses protestam contra a situação de insegurança que a população vivencia atualmente.
Antes o slogan Cidade Santuário destacava o potencial da cidade para o turismo, com o Santuário de Santa Rita. Hoje com esse mesmo slogan expressam a preocupação e revolta com o caos na segurança pública.
Até quando continuará assim? Sem ações efetivas do poder público?
Talvez quando a bandidagem agir contra algum “peixe grande” aí façam uma grande mobilização. Lamentável!

Insatisfeitos com Dilma, peemedebistas se aproximam de Eduardo Campos


- Publicado por Robson Pires O Correio Braziliense destaca que apesar dos recentes afagos dispensados ao PMDB pela presidente Dilma Rousseff, que turbinou a legenda na Esplanada com a Secretaria de Aviação Civil e aquietou a bancada mineira da sigla com o Ministério da Agricultura, o segundo maior partido da base aliada é hospedeiro de um ninho de rebeldes dispostos a levantar voo da bancada governista. É nesse cenário que o empenho do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em prospectar buracos na base de sustentação de Dilma Rousseff está prestes a ser brindado com um alento do PMDB. Uma caravana de cerca de 30 parlamentares, entre deputados e senadores, deve ir ao encontro de Campos no Palácio das Princesas, sede do governo estadual, dispostos a oferecer trincheiras dentro de um dos principais partidos da base aliada ao pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2014.
O encontro deve ocorrer logo após a semana santa. A insatisfação com o tratamento dispensado pelo Planalto e também pela cúpula do PMDB aos parlamentares, a maior parte pertencente ao chamado “baixo clero” do Congresso, é o principal motor da rebelião pública ensaiada pela ala mais periférica da legenda.
“A verdade é que o PMDB é um partido de muitos, comandado por poucos”, diz o deputado Genecias Noronha (PMDB-CE), que lidera o grupo de insurgentes dentro da sigla. “Não somos bem recebidos pelo governo, não participamos do processo de tomada de decisões dentro do PMDB. Somos reduzidos a uma massa de manobra que faz o partido ter a maior bancada no Senado e a segunda maior na Câmara, mas não tem voz”, reclama o deputado da bancada cearense do partido, quintal do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira.

Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves elimina limite para gasto médico


- Publicado por Robson Pires henrique mossoroenseA Folha de São Paulo estampa que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), decidiu eliminar o limite de reembolso que existia para a assistência médica aos deputados federais.
A medida vai na contramão das promessas de economicidade feitas por Alves durante sua campanha à presidência da Casa.
Desde que assumiu, o presidente da Câmara anunciou um controle maior sobre as horas extras dos servidores e a limitação do pagamento do 14º e 15º aos parlamentares. Por outro lado, criou cargos e reajustou a verba dos deputados para gastos como compra de passagens aéreas.
Agora, Alves decidiu revogar a norma anterior que previa, exceto em caso de emergência e urgência, que deveria ser observado para procedimentos médicos o limite das tabelas de preço pagos pela Casa aos hospitais com quem tem convênio, como o Sírio Libanês, o Albert Einstein e o Incor.
A norma foi estabelecida no ano passado pelo então presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), com o “intuito de padronizar e dar maior precisão na definição dos procedimentos e tratamentos reembolsáveis”.
No novo ato também não consta o limite para o pagamento de honorários médicos que na regra anterior previa um desembolso de até sete vezes o valor definido pela tabela da Associação Médica Brasileira.

Estão abertas as seleções de unidades básicas de saúde para investimentos do PAC


- Publicado por Robson Pires O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) recebe até o dia 5 de abril inscrições de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país para seleção 2013. A meta é criar 1.253 novas unidades e ampliar 5.629 já existentes.
Os investimentos apoiarão a construção de novas UBS com padrão indicado pelo Ministério da Saúde, a ampliação de unidades existentes para alcançar o padrão mínimo ou para aumentar a oferta de serviços.
Para participar, os municípios devem possuir unidades próprias, ou seja, os investimentos não poderão ser utilizados para ampliação de unidades alugadas. Os recursos também não poderão ser utilizados para aquisição de equipamentos e mobiliário.

Quatro toneladas de peixe foram distribuídas na Semana Santa em Jucurutu


- Publicado por Robson Pires peixeA tradicional distribuição de peixe no período da Semana Santa em Jucurutu foi mantida. O prefeito George Queiroz (PMDB) determinou que a Secretaria de Assistência fizesse o levantamento para beneficiar as famílias em situação de pobreza e em situação de extrema pobreza, que são cadastradas nos programas sociais oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o governo do Estado e Governo Federal.
Quatro toneladas de peixes foram distribuídos à população da cidade e da Zona Rural. A distribuição foi realizada na quarta (27) e na quinta-feira (28), em vários pontos do município. A ação teve parceria com a Colônia de Pescadores de Jucurutu e EMATER/RN

Santa Cruz: População carente reclama por não receber peixe da prefeitura


Existe uma tradição que vem de longas datas onde na semana santa as famílias mais carentes de Santa Cruz recebem peixe doados pela prefeitura. Mas, a tradição começa a sair da moda e a semana santa de 2013 em Santa Cruz será magra para as famílias mais carentes que não podem comprar peixe, pois a prefeitura não irá fazer a doação.
Hoje, conversando com muitas famílias carentes elas reclamavam que é triste na semana santa não poder receber uma "ajudinha" da prefeitura e que o peixe ficará apenas na vontade. Uma senhora disse: um ano desse a gente recebeu peixe da prefeitura ,mesmo estragado, mas esse ano nem estragado, nem nada..."
Aqui pra gente... A maioria desse pessoal carente votou com a Dra Fernanda. Mas...
Parabéns a Prefeitura de Jaçanã pelo gesto de doar peixes as famílias mais carentes daquela cidade.

Modelo de gestão de Fernanda não é para o povão


A primeira impressão é a que fica, assim sendo, penso que a gestão da prefeita Dra Fernanda  não será feito para o povão. Enquanto o time que é de propriedade de seu esposo, o deputado Tomba irá receber 03 parcelas de R$ 45.000,00 reais, as famílias mais carentes da cidade não tiveram o direito de receber nenhuma piaba nesta semana Santa.
Pois é... Sei que será uma gestão de obras, de muitas obras e não tenho dúvida disso, pois a prefeita tem apoio político em Brasília que conseguirá grandes emendas para obras, afinal, obra dá visibilidade e dá muito retorno financeiro para empreiteiras ligadas a gestão. Mas, esperamos que haja também o investimento na obra social e que se pense na saúde de qualidade, na educação de qualidade no esporte para todos e que a fraternidade seja o símbolo de um governo que se propôs a ser melhor e bem diferente do governo anterior. Que assim seja... Amém!

Trânsito de mau a pior em Santa Cruz



Aconteceu na noite desta sexta-feira, mais um acidente para as estatísticas em nossa cidade, o acidente aconteceu na ponte que liga o Bairro Paraíso ao Centro da cidade, segundo informações um motoqueiro foi feito “sanduíche” no meio de dois carros, o acidente aconteceu por volta das 18h30min, testemunhas não souberam dizer como aconteceu tudo, a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional devido aos fortes ferimentos, até o momento não se sabe se o mesmo foi transferido para Natal.
Por Blog do Joseilson
>>>
Ontem (28), quando estava de saída para Tangará, passava pelas imediações do semáforo entre a Construpec e Caixa Econômica. Lá vi um acidente provocado provavelmente pela velha prática de queimar a sinalização do semáforo, quando o mesmo indica atenção (amarelo).
Antes disso observei várias prática incorretas no trânsito no cruzamento da Eloy de Souza-Avenida Rio Branco e Rua João Bianor-Avenida Rio Branco.
O trânsito de Santa Cruz é um caos!
Texto Blog do Wallace

AS GUARDAS MUNICIPAIS DENTRO DE UM NOVO CONTEXTO DE SEGURANÇA PÚBLICA


Neste momento em que o paí­s se encontra, vivendo um perí­odo turbulento devido ao crescimento da violência em suas diferentes formas, surge a necessidade de implementação de novas alternativas que demonstrem à  sociedade brasileira um posicionamento real dos investimentos e resultados positivos na construção da paz. 

A estratégia para o desenvolvimento na segurança urbana deve se orientar por um bom planejamento, com visão a longo prazo, ouvindo a todos. Desde o industrial, o profissional liberal, o autônomo, o comerciante, as autoridades, o empresário, o trabalhador, o ambulante, o idoso, a dona de casa,..., enfim a todos que de uma forma ou de outra colaboram com o crescimento da cidade, e ofereçam mais segurança. 
 
O intuito é desenvolver um trabalho que atenda a vontade da população visando o desenvolvimento de uma cidade que dê melhores condições de segurança para os moradores. O planejamento deve estar sempre a  frente nas nossas decisões, pois, por mais que faça, sempre há mais a fazer. As cidades de cada estado crescem a cada dia de maneira surpreendente, os desafios são diários, temos que realizar novas ações, constantemente, pois quando se fala de segurança pública o trabalho não pode parar.
 
Nos municípios  a questão da segurança pública é uma tarefa que não pode ser feita apenas por uma corporação(policiamento/estadual) capacitada, mas, também, cada município deve se organizar e oferecer aos municícipes alternativas que venham ajudar a combater esse grave problema.
Seguindo esta linha de raciocínio, muitas cidades do país  estão criando verdadeiras estruturas de políticas públicas voltadas à área da Segurança Pública. Como isso pode ser feito?
Vejam:
-Criação de Secretaria de Segurança Pública Municipal; Plano Municipal de Segurança Urbana; Criação e/ou aumento do efetivo das GCMs(Guarda Civil Municipal); Corregedorias e Ouvidorias da GCM; Plano de Cargos, Carreira e Salários; Convênios com a Policia Federal; Convênios com o Ministério da Justiça...
Essas são algumas medidas que os municípios estão adotando visando comtribuir com a Segurança Pública. E em Santa Cruz! Qual/quais medida(as) está(ão) sendo tomada(s) para oferecer mais segurança aos munícipes? 
A criação da Gaurda Civil Municipal em Santa Cruz seria uma importante iniciativa para contribuir... Mas, o que observamos é que o poder municipal(prefeitura) não tem feito nada, ou quase nada, para contribuir com a Segurança Pública no Município.

VIOLÊNCIA AUMENTA EM SANTA CRUZ: AGORA COM ARRASTÃO


Na manhã do sábado(30), próximo passado, aconteceu um turbulento momento na feira livre de Santa Cruz, onde vários delinquentes armadas ameaçaram feirantes subtraindo dos mesmos objetos e valores...

Um ARRASTÃO. Foi como classificou a ação dos bandidos, um feirante, indignado. Ele disse: "Venho pra feira defender o pão-de-cada-dia da minha família e me deparo com bandidos fazendo arrastão, roubando o pouco que tenho! É revoltante! Essa cidade parece que não tem governante! A vontade que dá é de reagir..." desabafou.
A situação da segurança em Santa Cruz anda tão caótica que os grandes comerciantes estão contratando seguranças particulares para garantir o mínimo de paz a seus clientes e também garantir o seu patrimônio. A vereadora Ana Fabrícia(Aninha) apresentou à câmara na última sessão a necessidade de uma audiência pública para tratar sobre Segurança Pública. Algo positivo.

Porém, gostaríamos de lembrar que no ano passado aconteceu em Santa Cruz, no teatro Candinha Bezerra, uma audiência sobre Segurança Pública, estando presente o Cel. Araújo(Cmte. Geral da PM/RN), delegados(civil e militar), prefeitos, vereadores... sendo retirados, da mesma, alguns encaminhamentos... 
Sugestão do blog: Vereadora Aninha! Procure se apropriar desse documento que foi elaborado e, usando seu mandato, passe a cobrar das autoridades o cumprimento do que ficou acordado na audiência, que a Sra. também participou como representante do comercio.
Em vez de uma nova audiência! Não seria mais interessante cobrar o cumprimento do que ficou encaminhado na última? 

Uma coisa é certa! Está mais do que na hora da prefeita Dra. Fernanda Costa tomar iniciativa junto aos poderes constituídos e apresentar à população uma solução. O que não pode é o poder municipal ficar apontando culpados e ao mesmo tempo se omitindo da responsabilidade. Se o efetivo das polícias civil e militar não está sendo suficiente para combater a criminalidade no município, é dever da prefeitura buscar alternativas para contribuir positivamente. 

A criação da Gaurda Civil Municipal seria uma medida importante, pois, aonde existir um patrimônio do município(Quadras de Esportes, Praças, Escolas, Postos de Saúde, Sec. Municipais, Almoxarifados, Prefeitura...) passarão a está protegidos diminuindo o campo de atuação da bandidagem.
SEM CARNAVAL, SEM PÁSCOA, SEM SEGURANÇA, SEM INVESTIMENTO NO ESPORTE AMADOR, porém, a prefeita Dra. Fernanda repassou, recentemente, para o Sport Club Santa Cruz R$ 135.000,00(cento e trinta e cinco mil reais), time que tem como presidente de honra o seu esposo deputado Tomba. Pra isso tem dinheiro!!! 

Vamos continuar cobrando...

Lucicláudio defende esporte amador e questiona convênio entre a Prefeitura e o Sport Club Santa Cruz


Publicado por Wallace
Em depoimento ao Blog, o vereador Lucicláudio questionou a importância desse convênio celebrado entre a Prefeitura, na gestão de Dra. Fernanda, com o Sport Club Santa Cruz, que é administrado pelo grupo político do deputado Tomba, esposo de Dra. Fernanda.
Caro Wallace, enquanto cidadão e ex-vereador desta cidade fico estarrecido ao ver o esporte amador tão desprestigiado enquanto o time profissional recebe um montante de R$ 135.000,00.
Abracei a causa da reforma da Quadra do Sal Salitre que há muito tempo foi abandonada pela Prefeitura de nossa cidade.
Abracei a luta da reforma da Quadra do Conjunto Cônego Monte que nunca foi concluída. Solicitei liberação de recursos à Deputada Fátima para recuperação da Quadra do Paraíso e mesmo o recurso sendo liberado há quase dois anos, a obra nunca foi iniciada.
O esporte profissional com atenção e o esporte amador se limita apenas a realização de alguns poucos eventos ao ano.
É hora da juventude se manifestar e cobrar da gestão municipal que adote um plano de valorização do esporte amador. Falei e tá falado!

Prefeitura celebra convênio de R$ 135 mil com o Sport Club Santa Cruz


Publicado por Wallace
Como aconteceu em anos anteriores, a Prefeitura de Santa Cruz voltou a celebrar convênios com o Sport Club Santa Cruz, desta vez com valores que serão repassados.
Em 2012, depois do rompimento entre Péricles e Tomba, o Santa Cruz contou apenas com o apoio da prefeitura quanto a infraestrutura.
Já publicado no Diário Oficial do Estado, o convênio é de três parcelas de R$ 45.000,00, que seria visando a participação do clube nos campeonatos regionais e nacionais.
Assinaram o convênio a Prefeita Fernanda Costa e o Presidente do Clube Ivanildinho Ferreira.
Confira:
Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN
Extrato resumido do Convênio nº 02/2013
PARTE CONCEDENTE: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN
PARTE CONCEDENTE: Sport Club Santa Cruz
OBJETIVO: firmar a parceria mútua entre as partes, visando a concessão de apoio à atividade esportiva do Sport Club Santa Cruz, através de futebol profissional, que será desenvolvida no decorrer do campeonato estadual do Rio Grande do Norte e da Copa do Nordeste, em 2013
Valor/R$: três parcelas de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais)
DOTAÇÃO: Projeto/atividade 2.13278122.105
VIGÊNCIA: de 26.03.2013 a 31.07.2013
ASSINATURAS: Fernanda Costa Bezerra, Prefeita e Ivanildo Ferreira Lima Filho, pelo BENEFICIADO.