Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O dilema da mossoroense Fernanda Costa


                A engenheira mossoroense Fernanda Costa vive um dilema. Há muito deixou de ser segredo que o marido dela, o deputado Tomba, deseja lançar sua candidatura. A estratégia do parlamentar é uma só: fazer a mulher prefeita de Santa Cruz para tentar garantir a reeleição como deputado estadual em 2014.
                O problema é que Fernanda Costa resiste ao projeto de Tomba. Os sinais mais claros  de que Fernanda não deseja ser candidata estão no comportamento da mossoroense. Desde que deixou de ser primeira dama da cidade, há  quase três anos, ela muito pouco freqüenta o município.
                Aliás, ainda quando o marido era prefeito, Fernanda pouco participava da vida da cidade e quando Tomba deixou o Executivo foi também o rompimento definitivo da mossoroense com Santa Cruz.
                Agora o deputado Tomba coloca a esposa, que já não demonstra qualquer afeição a cidade, para ser candidata a prefeita. O esquema montado pelo parlamentar é tentar mostrar a população que não tem qualquer responsabilidade sob o caos administrativo do primo-prefeito Péricles e mostrar a mulher mossoroense como alternativa.
                O deputado desconhece a própria inteligência e sagacidade do povo de Santa Cruz que sabe exatamente a alta responsabilidade que Tomba tem na administração do primo, afinal foi ele que defendeu ardentemente o nome de Péricles para prefeito em 2008. Mais do que isso: os santacruzenses também reconhecem a rejeição que Fernanda, a candidata que Tomba quer impor, tem pela própria cidade.

Advogado de Fernanda Costa é réu na Operação Higia


                O advogado de Fernanda Costa, esposa do deputado Tomba, no processo em que ela é acusada de acumular ilegalmente três cargos públicos é um dos réus na Operação Higia, a investigação comandada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que identificou milhões em desvio de verba da Secretaria Estadual de Saúde.
                Genarte de Medeiros Brito Júnior, responsável por defender a mossoroense Fernanda, é um dos 15 réus no processo que tramita na Segunda Vara Criminal.
No caso do processo de Fernanda Costa, esse tramita na Primeira Vara Federal. A engenheira é acusada de acúmulo ilegal de cargo público o que é caracterizado como improbidade administrativa.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Depois de denúncias, Prefeitura reativa posto de saúde do bairro Paraíso

            Depois de diversas denúncias feitas no SANTA CRUZ URGENTE e na revista SANTA CRUZ EM FOCO, a Prefeitura Municipal resolveu fazer uma mini-reforma no posto de saúde do bairro Paraíso.
            Lamentavelmente, o gestor se mostrou surdo e cego para o clamor da população do bairro que há anos reclamava das péssimas condições do posto de saúde. Apenas quando o assunto se tornou foco na mídia foi que o prefeito resolveu agir.
            O posto de saúde apresentava rachaduras nas paredes, vazamentos e se mostrava como um risco iminente para as pessoas que freqüentavam ou que passavam próximo as instalações.
            No entanto, as obras físicas da unidade do Paraíso não põem um fim nos problemas. Afinal, além disso é preciso dotar o posto com equipamentos e material adequado para solucionar os problemas de saúde. É preciso também uma atenção especial para contratação dos profissionais de saúde.
            Pouco adianta ter uma unidade pintada e reformada se quando a população chega ao local não encontra o material de consumo suficiente e médicos em falta.
            A saúde precisa e deve ser prioridade absoluta de qualquer gestor. O prefeito ignorar a população e só agir quando o assunto é denunciado em veículos de comunicação é uma afronta ao cidadão que paga seus impostos e tem consciência dos grandes repasses de verbas públicas de saúde feitas pelo Governo Federal.
            Não falta dinheiro para saúde em Santa Cruz, o que há é ausência de uma gestão competente e disposta a trabalhar pelo bem de todos.

Santa Cruz já tem mais de 500 casos de dengue

            A cidade de Santa Cruz já apresenta 535 casos notificados de dengue. No triste ranking dessa epidemia no Rio Grande do Norte, o município santacruzense é o quarto em maior número de notificações.
            As estatísticas mostram o total descaso com que a gestão municipal trata a saúde pública. A cidade de Natal tem 24 vezes a população de Santa Cruz, no entanto, no comparativo com os números da dengue, a capital potiguar está com seis vezes o número de notificações da cidade santacruzense.
A cidade de Mossoró tem oito vezes mais habitantes que a capital do Trairi, mas em  número de casos de dengue apenas três vezes mais.
As aparentes distorções nos comparativos de Santa Cruz com municípios maiores são o retrato mais cabal da triste situação da saúde no nosso município. O descaso da gestão é grande e diretamente proporcional ao sofrimento da população que se vê as voltas com uma epidemia e a Prefeitura pouco ou nada mostra de ação. 

Conheça o ranking da dengue no Rio Grande do Norte:

Natal: 3.606 notificações
Mossoró:1.599
Parnamirim:1.028
Santa Cruz:535
João Câmara:529.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Deputado Ezequiel solicita passagem molhada para comunidade rural de Santa Cruz


O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PTB), protocolou na sessão desta terça-feira (24), requerimento solicitando que a Secretaria de Estado da Infraestrutura tome as providências para a construção de uma passagem molhada sobre o Rio Inharé, na zona rural de Santa Cruz, no Trairi.

A população vem sofrendo com as cheias do Rio Inharé, que acaba impedindo o tráfego de veículos e consequentemente o direito de ir e vir. Não é só a população residente na comunidade Caiçarinha, banhada pelo rio, que vem sofrendo com esse problema. A estrada carroçável onde passa o rio, também é a mesma usada para as comunidades: Exú, Pau de Leite, Tanquinhos... Até numa situação de emergência, como problema de saúde, as pessoas encontram sérias dificuldades no trecho”, informou.

Ezequiel cobrou a construção de uma passagem molhada sobre o Rio. “Solicito ao Governo do Estado, a sensibilidade para construir uma passagem molhada sobre o Rio Inharé, pois só assim acabaria com o sofrimento desse povo. Peço urgência a Secretaria de Infraestrutra”, disse o deputado que conseguiu a terceira maior votação em Santa Cruz, no ano passado.

Com informações da Assessoria.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pré-candidato a prefeito de Santa Cruz participa de festa da padroeira


                A exemplo do que faz todos os anos, o médico Marcos Lima participou dos festejos a Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz. Foram dez dias de festa, onde pessoas de diversos Estados brasileiros foram a capital do Trairi reverenciar Santa Rita.
                Pré-candidato a prefeito, Marcos Lima recebeu apoio e incentivo da população no decorrer do percurso da procissão.
O médico demonstrou preocupação com as ações de incentivo ao turismo religioso. "O momento é de discutir projeto para cidade de Santa Cruz. Nós sntacruzenses ficamos felizes com a visita dos milhares de romeiros, mas é preciso desenvolver ações arrojadas por parte do Município para que possamos fomentar o turismo religioso ao longo do ano. Serão ações integradas com o Governo do Estado”, destacou.

Em respeito a verdade dos fatos

Abaixo transcrevo nota encaminhada ao blogueiro Erivan Justino:

Prezado Erivan,
                Sobre nota publicada no seu blog com o título  “Marcos Lima diz a Cabral que quer ser seu vice “ cumpre alguns esclarecimentos, em defesa da verdade dos fatos e para bem informar aos seus leitores.
                Não procede a informação de que eu teria dito ao médico João Batista Cabral, ex-prefeito de Santa Cruz, de que seria o candidato a vice.
                Toda cidade de Santa Cruz sabe, inclusive fato amplamente já noticiado nos blogs, de que fui convidado a ser candidato a prefeito de Santa Cruz. No entanto, ainda não decidi se irei entrar na disputa. O convite está sendo analisado e lhe digo que é muito atraente. Não por qualquer vaidade pessoal, mas pela grande afeição que tenho a minha terra e pelo sentimento de indignação com o que os últimos gestores fizeram com a cidade.
                Independente de aceitar ou não o convite para ser candidato a prefeito hoje eu já estou engajado em um projeto muito maior, que é o de elaborar um plano para a cidade de Santa Cruz. E desse projeto faz parte o meu amigo João Batista Cabral, que já administrou a nossa cidade com muita competência.
                Tenho conversado com dr. Cabral sobre política, mas não a eleitoral, mas a política administrativa, de elaborar um plano de desenvolvimento para cidade. Próximo ano, quando chegar o período eleitoral, o nosso grupo, do qual fazem parte todas as pessoas que estão indignadas com essas recentes “gestões dos primos” farão uma ampla discussão para definir quem será o candidato a prefeito e a vice.
                Portanto, asseguro que definição de candidatos agora é não apenas inconseqüente como imaturo. Antes de definir nomes, em prol da própria união de toda oposição santacruzense, é preciso estabelecermos um projeto. E esse está agora em discussão.
                Santa Cruz vive um momento ímpar. Estamos prestes a acabar com a dinastia desses dois primos que renegaram a cidade ao atraso. O sentimento  que vem das ruas é o da mudança e ela será confirrmada em outubro de 2012.

Marcos Lima
Médico e fundador do projeto Santa Cruz Urgente

sábado, 21 de maio de 2011

O deputado Tomba esqueceu do Governo Iberê


                Tendo como palco o plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Tomba está abusando do proselitismo político e dá mostras de que já esqueceu sua atuação e aliança com o (hoje) ex-governador Iberê Ferreira.
                Essa semana o parlamentar chamou atenção do Governo Rosalba Ciarlini para ações voltadas ao turismo religioso. Surpreende a crítica feita pelo deputado porque cobra o que o seu principal aliado não fez. No Governo Iberê Ferreira  Tomba tinha estatus de primeiro ministro, tamanha era a influência junto ao gestor.
                O deputado, no discurso na Assembleia, esqueceu que depois que deixou a Prefeitura de Santa Cruz permaneceu com grande influência no Governo  Wilma-Iberê e nada foi feito pela interiorização do turismo de Santa Cruz. Todo o gasto de Iberê Ferreira para divulgar o turismo do Rio Grande do Norte passou a margem de Santa Cruz.
                Tomba tenta se auto-denominar o baluarte da defesa da interiorização do turismo. No entanto, não tem autoridade para isso, já que no Governo do qual foi aliado e tinha grande influência a cidade de Santa Cruz foi esquecida nas ações para atrair turista.
                Quanto as críticas ao Governo Rosalba, ora, a gestora começou há cinco meses sua administração. Não há necessidade do deputado Tomba “lembrar” o que é para ser feito, afinal, a governadora tem capacidade e competência para isso. Aliás, a interiorização do turismo é prioridade do secretário Ramzi Elali.
                O que não é possível aceitar são discursos vazios, como o que fez o deputado Tomba, que se perdem por ele estar cobrando algo que teve oportunidade e dinheiro para fazer (no Governo Iberê) e nada realizou. A interiorização do turismo já era para ter para sido iniciada, mas foi esquecida por Iberê Ferreira, o santacruzense aliado de Tomba.
                Embora com esse tempo perdido (da gestão passada) torçamos todos que ações importantes virão na nova gestão estadual. A cidade de Santa Cruz carece muito do fomento do turismo.  O desenvolvimento do nosso município passa por esse setor.

Deputado Ezequiel Ferreira solicita a recuperação do trecho que liga Santa Cruz, Coronel Ezequiel e Jaçanã

O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB), protocolou na sessão desta quinta-feira (19), requerimento solicitando ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que recupere a RN-023 que liga os municípios de Santa Cruz, Coronel Ezequiel e Jaçanã, na região Trairi.
A solicitação visa solucionar o problema que vem causando acidentes com condutores de veículos, que são obrigados a desviar algumas crateras. Em alguns trechos da RN-023 a situação está muito caótica, principalmente entre Jaçanã e Coronel Ezequiel.
Na sessão, o deputado que foi votado nos três municípios do Trairi, lembrou a importância deste trecho para a região. “Apelo ao DER, que efetue o mais rápido possível a recuperação da RN-023, onde escoa a produção de parte dos municípios do Trairi, já que Jaçanã faz fronteira com o Estado da Paraíba. Com o melhoramento da rodovia, a população terá mais segurança na utilização desta rodovia”, argumentou.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dr. Cabral visita EXPO Santa Rita na Casa de Cultura

O ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Santa Cruz, Dr. Cabral (PSDC), visitou na última terça-feira (17) a Casa de Cultura Popular de Santa Cruz, onde acontece a I EXPO Santa Rita de Cássia. A exposição conta a vida da freira italiana, bem como a história de fé entre Santa Cruz e Santa Rita.
O ex-prefeito parabenizou as novas gestoras da Casa de Cultura, Débora Raquiel e Carla Andréia, que realizaram um grande trabalho, em parceria com várias instituições da cidade, como o Grupo de Escoteiros de Santa Cruz.
“Eu quero destacar a luta dessas gestoras da Casa de Cultura, que estão trabalhando pelo desenvolvimento da cultura da nossa cidade e da nossa região. Sabemos das dificuldades que a Casa passou e está passando, mas com a competência delas [gestoras] tenho plena certeza que todos esses obstáculos serão superados”, afirmou Dr. Cabral.
Durante a sua visita a Casa de Cultura, Dr. Cabral encontrou seus antigos eleitores, que demonstraram o desejo da sua volta a política de Santa Cruz.
Sobre sua candidatura Cabral nada fala, apenas fala na união da oposição. Dr. Cabral, Dr. Albérico, Dr. Petrônio e Marcos Lima estão unidos para a campanha eleitoral de 2012. Sobre essa união Cabral fala do desejo de unidos, com o apoio do Governo Estadual e de demais representantes estaduais (deputados federais e estaduais e Senadores) para vencer o atual sistema da situação de Santa Cruz.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Leia agora a revista SANTA CRUZ EM FOCO

Já está disponível na Internet a revista SANTA CRUZ EM FOCO. A publicação, destacando a história da cidade,  devoção a Santa Rita e com uma entrevista especial com o padre Vicente Neto, circulou com 5 mil exemplares e agora já pode ser lida também na internet.

Clique aqui e leia na íntegra a SANTA CRUZ EM FOCO!

A festa de Santa Rita de Cássia


                A cidade de Santa Cruz está vivendo dias muito especiais, que soam como preparativo para a grande data de 22 de maio, quando todos iremos comemorar o dia de Santa Rita de Cássia, padroeira da capital do Trairi.
                O ritmo santacruzense se tornou mais intenso, as ruas estão mais movimentadas, a pracinha, ponto obrigatório de parada, está com novos freqüentadores. A festa de Santa Rita de Cássia é o grande evento de Santa Cruz. As solenidades que marcam o dia da Advogada dos Aflitos também promovem, implicitamente, momentos de integração: dos santacruzenses com visitantes e de reencontros, dos filhos da terra que chegam para visitar familiares e saudar a padroeira da cidade.
                Aos conterrâneos santacruzenses a saudação de estarmos todos irmanados nos festejos de fé a Santa Rita. Aos visitantes, as boas vindas a essa terra de gente hospitaleira e povo desbravador.
                Santa Cruz se mostra uma cidade ímpar. Embora enfrente todas as dificuldades que são reflexo das administrações desastrosas pelas quais passou e ainda enfrenta (restando pouco mais de um ano para terminar a atual); mesmo com esse entrave, a cidade ainda sorrir para o visitante. O povo supera as adversidades para viver o grande momento do dia de Santa Rita, reverenciar a Santa dos Impossíveis e saudar os visitantes. Todos imbuídos do mesmo espírito: de fé e devoção.